Repositório Digital

A- A A+

Características e demandas dos usuários atendidos no serviço de acolhimento de nutrição em uma unidade básica de saúde

.

Características e demandas dos usuários atendidos no serviço de acolhimento de nutrição em uma unidade básica de saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Características e demandas dos usuários atendidos no serviço de acolhimento de nutrição em uma unidade básica de saúde
Autor Krebs, Paula Zart
Orientador Schuch, Ilaine
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
Assunto Acolhimento
Atenção primária à saúde
Perfil de saúde
Resumo Introdução: As demandas na atenção primária à saúde são diversas, contudo é importante identificar as principais necessidades da população. Tendo em vista o quadro epidemiológico e nutricional da população, caracterizar e identificar as demandas dos usuários pode ajudar no melhor planejamento e organização do cuidado nutricional na atenção básica. Objetivos: Caracterizar os usuários e suas demandas no acolhimento da área da nutrição de uma unidade básica de saúde. Métodos: Estudo transversal. Analisou-se os dados registrados no instrumento utilizado no acolhimento, referente aos usuários atendidos no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Foram registrados dados relativos a antropometria, patologias, uso de medicamentos, atividade física, idade, sexo e ocupação. Resultados: A maioria dos usuários atendidos eram do sexo feminino e a faixa etária predominante foi de idosos (maiores de 60 anos). A maior prevalência de doença nos adultos foi de doenças crônicas: hipertensão arterial (48,6%), seguida de diabetes melittus (26,9%). Em relação ao perfil nutricional dos usuários, observou-se, em todos os grupos, um predomínio de sobrepeso e obesidade. Quanto a realização de atividade física, a maioria dos adultos e gestantes não realiza e, do grupo das crianças e adolescentes a maior parte realiza algum tipo de atividade física. Observou-se um predominio de encaminhamento por profissionais médicos. A maioria dos adultos teve a indicação de cuidado para o grupo de alimentação saudável, e grande parte das gestantes e crianças e adolescentes foram encaminhadas para a agenda individualizada. Conclusão: Observou-se uma demanda maior por parte dos idosos, doentes crônicos, sedentários e apresentando excesso de peso. A maioria dos usuários foi encaminhada para atendimento coletivo, em grupo de alimentação saudável.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/129643
Arquivos Descrição Formato
000974749.pdf (897.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.