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O marketing verde e suas influências no consumo dos estudantes universitários de Porto Alegre

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O marketing verde e suas influências no consumo dos estudantes universitários de Porto Alegre

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Título O marketing verde e suas influências no consumo dos estudantes universitários de Porto Alegre
Autor Schmitz, Aline Cátia
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Decisão de compra
Marketing verde
[en] Conscious consumption
[en] Green marketing
[en] Purchasing decision
Resumo A preocupação da sociedade com a degradação ambiental vem aumentando nos últimos anos, e refletiu no aumento da exigência dos consumidores para que as empresas adotassem medidas que reduzissem seus impactos ambientais; estas por sua vez investiram em práticas de responsabilidade ambiental e no marketing verde. O objetivo deste trabalho é analisar a influências do marketing verde na decisão de compra dos consumidores. Para isso foi verificada, através de um questionário, a relação de uma amostra de estudantes universitários com o meio-ambiente, seus hábitos de consumo, e a percepção dos consumidores às estratégias de marketing dentro dos 4Ps (produto, preço, praça, promoção) adaptados ao marketing verde. O instrumento de coleta foi aplicado a 400 jovens universitários em Porto Alegre, caracterizando-se por uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa. A fim de alcançar o objetivo proposto, os dados coletados foram analisados para verificar a percepção dos consumidores em relação às estratégias comuns ao marketing verde, estabelecendo-se uma relação com os hábitos da amostra. Os resultados demonstraram que, embora em muitos casos haja um discurso positivo em relação às características ambientais dos produtos, o que foi demonstrado nas preferências dos entrevistados, não há uma coerência com as atitudes de compra dos mesmos. Tal fato demonstra que as estratégias de marketing verde necessitam de um reforço e de uma ampliação a fim de aumentar as informações sobre os produtos verdes, e desta maneira atinja os objetivos de despertar os consumidores para seus benefícios e exercer uma maior influência em suas decisões de compra.
Abstract The public concern with environmental degradation has increased in recent years, reflected in increased consumer exigency for companies to adopt measures to reduce their environmental impacts; these in turn invested in practices of environmental responsibility and green marketing. The objective of this study is to analyze the influence of green marketing in purchasing decisions of consumers. To that was verified through a questionnaire, the ratio of a sample from university students with the environment, their consumer habits, and perceptions of consumers to marketing strategies inside the 4Ps (product, price, place, promotion) adapted to green marketing. The collection instrument was administered to 400 university students in Porto Alegre, characterized by a qualitative and quantitative exploratory research. In order to achieve the proposed objective, data collected were analyzed to verify the perception of consumers in relation to the common green marketing strategies, establishing a relationship with the habits of the sample. The results showed that, although in many cases there be a positive discourse on environmental characteristics of the product, which was shown in the preferences of the respondents, there is no consistency with the attitudes of buying from them. This fact shows that green marketing strategies require a reinforcement and expansion in order to increase the information about green products, and thus will reach objectives arouse consumers to their benefits and exert a greater influence into their decisions to purchase.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/129855
Arquivos Descrição Formato
000944666.pdf (746.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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