Repositório Digital

A- A A+

O treinamento introdutório e o processo de capacitação de novos funcionários : um estudo de caso junto a uma agência bancária

.

O treinamento introdutório e o processo de capacitação de novos funcionários : um estudo de caso junto a uma agência bancária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O treinamento introdutório e o processo de capacitação de novos funcionários : um estudo de caso junto a uma agência bancária
Autor Soares, Amábili Seffrin
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Capacitação profissional
Desenvolvimento de pessoal
Treinamento
Resumo O presente trabalho tem a finalidade de identificar e analisar a percepção dos colaboradores de uma agência bancária situada no município de Porto Alegre acerca do treinamento introdutório e a capacitação dos novos funcionários. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter qualitativo. Foram entrevistados 16 sujeitos, entre eles 13 funcionários de duas agências do banco Rio Grande, um gerente, e 2 profissionais do departamento de treinamento. A partir da análise dos resultados foi possível identificar como ocorre o processo de socialização, integração e capacitação dos novos funcionários da agência alvo deste estudo, assim como os fatores que contribuíram e dificultaram este processo. O banco possui diferentes modalidades de treinamento, além de um programa de capacitação destinado aos novos funcionários, o PCNF. O estudo evidenciou que a aprendizagem ocorre principalmente através do treinamento em serviço, mas esta forma de capacitação ainda não está bem estruturada na agência, o que, em algumas situações, gera dificuldades aos recém-contratados no desempenho de suas atribuições. Além disso, observou-se que algumas etapas do PCNF não estão sendo cumpridas, principalmente pela falta de tempo na agência, ou, ainda, pela falta de orientação por parte da organização. O treinamento presencial, apesar de obter uma avaliação positiva dos colaboradores, poderia abordar ou aprofundar outros assuntos, tais como principais produtos e serviços e procedimentos operacionais do trabalho, além de ocorrer logo da contratação do funcionário. Por fim, este estudo sugeriu algumas ações de melhorias que podem facilitar o processo de integração e capacitação dos novos funcionários da agência Alfa do banco Rio Grande.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/129856
Arquivos Descrição Formato
000907265.pdf (1.303Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.