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Relações entre a matriz de referência do ENEM e documentos oficiais da educação brasileira : uma interpretração de recados para currículos de língua portuguesa e literatura do ensino médio

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Relações entre a matriz de referência do ENEM e documentos oficiais da educação brasileira : uma interpretração de recados para currículos de língua portuguesa e literatura do ensino médio

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Título Relações entre a matriz de referência do ENEM e documentos oficiais da educação brasileira : uma interpretração de recados para currículos de língua portuguesa e literatura do ensino médio
Autor Silva, Jonathan Zotti da
Orientador Bulla, Gabriela da Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Literatura
[en] Curricular orientations
[en] Official documents
[en] Portuguese and literature
[en] Reference matrix
[en] Secondary education
Resumo Este trabalho investiga a reestruturação proposta pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com vistas à Língua Portuguesa e Literatura (LPL) através de uma pesquisa documental sobre a relação existente entre a Matriz de Referência (MR) do exame e os documentos oficiais. Nesse sentido, buscase (1) compreender a relação entre a MR do ENEM e os documentos oficiais que estruturam o Ensino Médio (EM) e (2) inferir possíveis recados da MR para o componente curricular LPL. A pesquisa envolveu a comparação da MR do exame com os documentos oficiais que estruturam o EM, e envolveu também a interpretação da MR enfocando a disciplina de LPL, que resultou na redação de recados que o exame potencialmente quer dar ao EM. Verificou-se que o ponto de partida do ENEM são as propostas contidas nos documentos oficias, trazendo algumas inovações. Portanto, os recados que o ENEM quer dar ao EM dialogam com os documentos oficiais analisados, sendo possível que o exame seja uma forma de influenciar os currículos a se adequarem efetivamente a esses documentos. Ademais, este estudo visa contribuir para uma discussão qualificada acerca do ENEM.
Abstract This paper investigates the restructuring of the secondary curricula proposed by the National Secondary Education Examination (ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio), focusing on Portuguese and Literature (PL), through a documentary research of the relation among the Reference Matrix (RM) and the official documents. So it aims to (1) understand the relation among the RM and the official documents and (2) infer possible messages from the RM to the curricular component PL. This research involved the comparison of the RM of ENEM with the official documents that structure secondary education and also involved the interpretation of the RM focusing on PL, resulting in the writing of messages that ENEM potentially wants to send to SE. It was found that the starting point of ENEM are the official documents proposals with some innovations. Therefore, the messages that ENEM wants to send to SE dialogue to the official documents Education, so the exam may want to influence the curricula to adapt effectively to these documents. Moreover, this study aims to qualify the discussion of ENEM.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/129992
Arquivos Descrição Formato
000975331.pdf (2.024Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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