Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorKirst, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-20T02:38:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130001pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o efeito narrativo criado pelos narradores do romance Cemitério de Pianos, de José Luís Peixoto. A ideia do trabalho partiu do fato de que existe uma indefinição, na crítica leiga e especializada, quanto ao número exato de narradores do romance. Inicia-se o trabalho fazendo um levantamento teórico que embasa a análise: o narrador, em Wayne Booth; a personagem, em Antonio Candido; o espaço, em Roland Bourneuf e o tempo, em Adam A. Mendilow. Depois são apresentados alguns aspectos concretos do romance como o enredo, a estrutura do romance e um comentário sobre a controvérsia do narrador, com o objetivo de situar a discussão que segue, já que o romance tem uma construção bastante peculiar. Em seguida faz-se a análise do efeito narrativo, lançando mão de ideias de Umberto Eco, sobre o que ele chama de efeito-névoa. Constata-se que, para compreender o efeito narrativo, é necessário fazer uma relação entre os narradores, que são também personagens, o tempo e o espaço, uma vez que esses três elementos estão estreitamente ligados. Por fim são analisados algumas características das outras personagens, já que também contribuem para o efeito-névoa. Pode-se concluir que, neste romance, um número exato de narradores não pode ser definido e que este resultado é intencional por parte do autor do romance.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyse the narrative effect created by the narrators of Cemitério de Pianos, a novel by José Luís Peixoto. The idea for this work came from the fact that there is an indetermination, in lay and specialized critics, as to the exact number of narrators in the novel. We start by making a survey of the theories underlying the analysis: the narrator in Wayne Booth; the character in Antonio Candido; the space in Roland Bourneuf and the time in Adam A. Mendilow. Then we present the plot and the structure of the novel, and we comment on the narrator's controversy, in order to situate the discussion that follows, since the novel has a very peculiar construction. We continue with the analysis of the narrative effect, using Umberto Eco's ideas about what he calls the mist-effect. It appears that, to understand the narrative effect, it is necessary to establish a relationship between the narrators, who are also characters, time and space, since these three elements are closely linked. Finally some of the other characters' features are analyzed, as they also contribute to the mist-effect. It can be concluded that, in this novel, an exact number of narrators cannot be defined and that this result is intended by the author of the novel.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarratoren
dc.subjectPeixoto, José Luís, 1974-. Cemitério de pianos : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectNarrative effecten
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectNarratologiapt_BR
dc.titleNarradores em Cemitério de Pianos : a indefinição dos contornospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000976647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples