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A Utilização de guias de execução como estratégia de memorização do primeiro movimento da Partita em Lá menor de J.S. Bach (BWV 1013) para flauta solo

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A Utilização de guias de execução como estratégia de memorização do primeiro movimento da Partita em Lá menor de J.S. Bach (BWV 1013) para flauta solo

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Título A Utilização de guias de execução como estratégia de memorização do primeiro movimento da Partita em Lá menor de J.S. Bach (BWV 1013) para flauta solo
Autor Alves, Ariel da Silva
Orientador Winter, Leonardo Loureiro
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Flauta (Música)
Guia de execução
Memorização musical
Praticas interpretativas : Musica
[en] BWV 1013
[en] Flute
[en] Memorization
[en] Performance cues
Resumo A pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de guias de execução como estratégia de memorização da Allemande da Partita em Lá menor de J. S. Bach (BWV 1013) para flauta solo. O referencial teórico foi o estudo realizado por Roger Chaffin et. al 2010: Preparing for memorized cello performance: the role of performance cues. A pesquisa foi realizada através de auto-estudo, tendo o próprio autor como sujeito. A coleta de dados foi realizada através de onze sessões de estudo e duas apresentações públicas com registros em áudio e vídeo e diários de estudos. Para verificar a eficácia da memorização, a peça foi escrita de memória após um mês da última apresentação. Como resultado a pesquisa apontou a eficácia da utilização dos guias de execução onde a respiração atuou como um guia estrutural na obra escolhida. A pesquisa destaca a utilização de guias de execução como estratégia para aumentar o controle e eficiência em uma performance de memória.
Abstract This research aims to investigate the use of performance cues as a strategy to memorize a solo piece for flute by J. S. Bach (Allemande, BWV 1013). The theoretical framework was the study developed by Roger Chaffin et. al (2010): Preparing for memorized cello performance: the role of performance cues. The qualitative survey was developed through self-study, having the author himself as the subject. The data were collected through eleven study sessions and two public performances recorded on audio and video and registered on study diaries. To verify the efficiency of the memorization, the piece was written a month after the last performance. As a result, the research showed the efficiency the use of performance cues where breathing acted as a structural guide in the chosen piece. This research highlights the use of performance cues as a strategy to enhance control and efficiency in a performance by memory.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/130007
Arquivos Descrição Formato
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