Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIndrusiak, Elaine Barrospt_BR
dc.contributor.authorDullius, Amanda Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-20T02:38:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130012pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço tecnológico das últimas décadas, mesmo as formas de expressão artística mais antigas e consolidadas, como a literatura e os quadrinhos, passaram a alimentar um interesse – tanto criativo quanto econômico – em explorar novas mídias e novos suportes, de modo a atingir novos públicos e mesmo seu público original, porém de uma forma inovadora e atrativa. No entanto, não bastava apenas transpor os quadrinhos para o formato de revista digital publicada através da Internet, era necessário também transpor seus conteúdos a outras plataformas de mídia para conquistar um público cada vez maior. Conforme Henry Jenkins expõe em seu livro Cultura da Convergência, vivemos na era da convergência das mídias – em outras palavras, do fluxo de conteúdos através de diferentes plataformas de mídias (2009, p. 29). Logo, vê-se uma tendência no mercado de entretenimento de criar conteúdos que se espalham por diferentes plataformas para contemplar um público maior e mantê-lo conectado por mais tempo. Seguindo essa tendência, a Marvel Studios vem lançando nos últimos anos uma série de filmes agrupados por Fases do Universo Cinematográfico Marvel que, além de dialogarem entre si dentro desse universo, dialogam também com outros conteúdos distribuídos em diferentes plataformas de mídia. Sendo assim, o presente estudo busca analisar, através de um viés descritivista, tais narrativas que compõem essa teia transmidiática, objetivando identificar como se constrói a narrativa transmídia que envolve a franquia Os Vingadores e no que essa nova estratégia de adaptação difere das tradicionais adaptações fílmicas de histórias em quadrinhos.pt_BR
dc.description.abstractWith the technological progress of the last decades, even the most traditional and consolidated artistic expressions, as literature and comic books, have started to develop an interest - both creative and economic - in exploring new media and new supports as a way to reach new publics and also their original public, but in an innovative and attractive way. However, it was not sufficient to simply convert comic books into digital magazine formats published on the Internet, it was also necessary to convert their contents into other platforms of media to reach an even larger public. According to what Henry Jenkins exposes in his book Convergence Culture, we live in the era of media convergence - in other words, the era of contents flowing through different platforms of media (2009, p. 29). Thus, what we see is a tendency in the entertainment market to create contents that cross different platforms to contemplate larger publics and keep them connected for a longer time. Following this tendency, Marvel Studios has been releasing in the last years a series of movies grouped by Phases in the Marvel Cinematic Universe, which not only dialogue with each other inside this fictional universe, but also with other contents distributed through different media platforms. Therefore, the present study seeks to analyze, through a descriptivist approach, the narratives that compose this transmedia web, aiming at identifying how the transmedia narrative that involves The Avengers is constructed and in what this new strategy for adapting comics into movies differs from the traditional forms of comics’ adaptation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectComic booksen
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectMoviesen
dc.subjectHistória em quadrinhos : Estados Unidospt_BR
dc.subjectTransmedia storytellingen
dc.subjectAdaptação para cinemapt_BR
dc.subjectMarvel studiosen
dc.titleA franquia Os Vingadores como parte da narrativa transmídia do universo cinematográfico Marvel : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples