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Entre Gilles Deleuze e Fernando Pessoa : modernidade e sensação

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Entre Gilles Deleuze e Fernando Pessoa : modernidade e sensação

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Título Entre Gilles Deleuze e Fernando Pessoa : modernidade e sensação
Autor Farina, Diego Lock
Orientador Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Deleuze, Gilles, 1925-1995 : Crítica e interpretação
Estética
Filosofia da arte
Filosofia e Literatura
Modernidade
Pessoa, Fernando, 1888-1935
Teoria da sensação
[fr] Modernité
[fr] Sensation
Resumo Este trabalho tem como objetivo central, de acordo com perspectivas de análise crítica comparatista, realizar uma primeira aproximação entre a teoria sensacionista de Fernando Pessoa (1916?) e o pensamento de Gilles Deleuze a propósito da sensação, sobretudo materializado em sua obra “Francis Bacon: Lógica da Sensação” (1981). A partir da proposição de José Gil de que ambos os pensamentos convergem para um mesmo plano de imanência, visa-se a aplicação de um possível transporte conceitual entre os dois autores no intuito de cartografar suas principais ideias a propósito da arte, da literatura e da filosofia, que marcam o século XX como uma espécie simbólica de “entrada” e “saída” do debate estético num sentido mais amplo. Convergências a respeito da não representação em arte, da diferença e da multiplicidade, vinculadas à duração, ao movimento das forças e ao fato de ambos os autores compartilharem o conceito de “bloco de sensações”, são hipóteses exploradas nessa pesquisa. Além da revisitação teórica, investiga-se o encontro na prática deste suposto duplo, via sensação, sob a ótica das poéticas do presente. O cruzamento do pensamento de ambos interessa, por fim, no sentido dos dois autores discutirem, potencialmente, o esgotamento dos paradigmas sistemáticos da modernidade.
Résumé Ce travail a pour objectif principal, selon les perspectives de l'analyse critique comparatiste, de proposer une première approximation entre la théorie du Sensacionismo de Fernando Pessoa (1916?) et la pensée de Gilles Deleuze sur la sensation, matérialisée surtout dans son oeuvre «Francis Bacon : Logique de la sensation» (1981). À partir de la proposition de José Gil dont les deux pensées convergent sur le même plan d'immanence, on envisage l'application d'un transport conceptuel possible entre les deux auteurs afin de cartographier leurs principales idées à propos de l'art, de la littérature et de la philosophie, ces champs qui marquent le XXe siècle comme une sorte de «entrée» et «sortie» symbolique du débat esthétique dans un sens plus large. Convergences sur la non-représentation dans l'art, sur la différence et la multiplicité, liées à la durée, au mouvement des forces et au fait que les deux auteurs partagent le concept de «bloc de sensation», ce sont des hypothèses explorées dans cette recherche. Outre la revisitation théorique, on examine le contact pratique de ce prétendu double investissement sur l'art, par l'intermédiaire de la sensation du point de vue des poetiques du présent. Le croisement de la pensée de deux auteurs intéresse dans le sens qu'ils discutent, potentiellement, l'épuisement systématique des paradigmes de la modernité.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130013
Arquivos Descrição Formato
000976094.pdf (439.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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