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Tematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde : abrir gavetas, enunciar perguntas, escrever

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Tematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde : abrir gavetas, enunciar perguntas, escrever

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Título Tematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde : abrir gavetas, enunciar perguntas, escrever
Autor Gusmão, Renata Castro
Ceccim, Ricardo Burg
Drachler, Maria de Lourdes
Resumo O tema do impacto, frequente na discussão envolvendo políticas públicas de saúde, foi tomado em consideração. Ponderou-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, incentivo político-financeiro do Ministério da Saúde, para questionar o dimensionamento da integração ensino-serviço. Pretendeu-se instigar ao pensamento, não apresentar métodos e técnicas, entretanto, usou-se um programa orientado pela ação das redes de atenção e objeto de um estudo de impacto. O objetivo foi contribuir com uma espécie de diálogo aberto, levantando questões e apontando a importância de uma rede de pensamento. O impacto, tornado uma pergunta, foi o impulsionador, concluindo-se que faz-se necessário: abrir gavetas (problematizar concepções de base), enunciar perguntas (acolher desafios inovadores) e escrever (elaborar raciocínios disruptores), de modo que uma pesquisa, análise, ou avaliação lance problemas, desafios e disrupturas quando se quer novos arranjos de conhecimentos e práticas.
Abstract The impact of health work on education involving health public policies was investigated. The study was focused on the Education by Work for Health Program, sponsored by the Ministry of Health, to develop questions concerning the teaching-service integration. The study aims to fuel thinking, contribute to an open dialog, raise questions, and point out the importance of a network of thinking, instead of providing readymade questions, methods, and techniques. It suggests that the development of questions requires opening of drawers by discussing basic concepts to enunciate questions that invite innovative challenges and to deduce a disruptive reasoning. This is likely to provide the research study, analysis, or program evaluation with the basis to raise issues, challenges, and disruptions potentially useful for new arrangements of knowledge and practices.
Contido em Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 19, supl. 1 (2015), p. 695-707
Assunto Educação em saúde
Integração ensino-serviço
Trabalho : Saúde
[en] Education by Work for Health Program
[en] Education in health
[en] Impact
[en] Teaching-service integration
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/130133
Arquivos Descrição Formato
000977345.pdf (233.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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