Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGusmão, Renata Castropt_BR
dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorDrachler, Maria de Lourdespt_BR
dc.date.accessioned2015-11-21T02:38:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130133pt_BR
dc.description.abstractO tema do impacto, frequente na discussão envolvendo políticas públicas de saúde, foi tomado em consideração. Ponderou-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, incentivo político-financeiro do Ministério da Saúde, para questionar o dimensionamento da integração ensino-serviço. Pretendeu-se instigar ao pensamento, não apresentar métodos e técnicas, entretanto, usou-se um programa orientado pela ação das redes de atenção e objeto de um estudo de impacto. O objetivo foi contribuir com uma espécie de diálogo aberto, levantando questões e apontando a importância de uma rede de pensamento. O impacto, tornado uma pergunta, foi o impulsionador, concluindo-se que faz-se necessário: abrir gavetas (problematizar concepções de base), enunciar perguntas (acolher desafios inovadores) e escrever (elaborar raciocínios disruptores), de modo que uma pesquisa, análise, ou avaliação lance problemas, desafios e disrupturas quando se quer novos arranjos de conhecimentos e práticas.pt_BR
dc.description.abstractThe impact of health work on education involving health public policies was investigated. The study was focused on the Education by Work for Health Program, sponsored by the Ministry of Health, to develop questions concerning the teaching-service integration. The study aims to fuel thinking, contribute to an open dialog, raise questions, and point out the importance of a network of thinking, instead of providing readymade questions, methods, and techniques. It suggests that the development of questions requires opening of drawers by discussing basic concepts to enunciate questions that invite innovative challenges and to deduce a disruptive reasoning. This is likely to provide the research study, analysis, or program evaluation with the basis to raise issues, challenges, and disruptions potentially useful for new arrangements of knowledge and practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 19, supl. 1 (2015), p. 695-707pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho : Saúdept_BR
dc.subjectEducation by Work for Health Programen
dc.subjectIntegração ensino-serviçopt_BR
dc.subjectTeaching-service integrationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducation in healthen
dc.subjectImpacten
dc.titleTematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde : abrir gavetas, enunciar perguntas, escreverpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000977345pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples