Repositório Digital

A- A A+

Programa Hiperdia : comparação entre os dados do município de Montauri e municípios de até 2000 habitantes da Região de Saúde de Passo Fundo (RS)

.

Programa Hiperdia : comparação entre os dados do município de Montauri e municípios de até 2000 habitantes da Região de Saúde de Passo Fundo (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa Hiperdia : comparação entre os dados do município de Montauri e municípios de até 2000 habitantes da Região de Saúde de Passo Fundo (RS)
Autor Toffoli, Camila Dalacort
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão em Saúde (UAB).
Assunto Atenção primária à saúde
Gestão em saúde
Resumo A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes mellitus são doenças crônicas degenerativas de prevalência mundial, representando, de forma mútua, uma das principais causas de óbito no Brasil. Objetivos: descrever o perfil epidemiológico, gerenciamento de ações e fatores associados à hipertensão e diabetes nos pacientes cadastrados no Sistema Hiperdia do munícipio de Montauri em comparação com os municípios com população até 2.000 habitantes da Região de Saúde de Passo Fundo (RS). Método: Foram incluídos no estudo todos os pacientes diabéticos tipo I e tipo II, hipertensos e/ou ambos, cadastrados no Sistema Hiperdia no período de 01/1999 a 01/2015 dos municípios de Gentil, Nicolau Vergueiro, Muliterno e Montauri. As variáveis estudadas foram: o número de diabéticos, hipertensos e diabéticos com hipertensão relacionando com sexo, fatores de risco presentes na população estudada como sobrepeso, tabagismo e sedentarismo. Resultados: Nenhum dos fatores de risco estudados apresentou associação significativa quando comparado o município de Montauri aos demais. A única exceção foi o município de Gentil tem um número significativamente menor de indivíduos com sobrepeso hipertensos e diabéticos quando comparado com Montauri (p<0,003). Uma maior frequência de mulheres entre os usuários cadastrados no Sistema Hiperdia 62% dos hipertensos e 50% dos diabéticos. Conclusão: Os resultados indicam que o município de Gentil tem um número significativamente menor de indivíduos com sobrepeso hipertensos e diabéticos, houve uma frequência maior de mulheres entre os usuários cadastrados no Sistema Hiperdia. Estes números mostram as ações de cadastramento no Sistema Hiperdia realizadas pelas Equipes de Saúde da Família em municípios de pequeno porte, com aparente homogeneidade entre os mesmos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/130183
Arquivos Descrição Formato
000974212.pdf (252.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.