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Caracterização magnética de ligas de Fe-P obtidas por metalurgia do pó para aplicação em núcleos magnéticos de motores elétricos

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Caracterização magnética de ligas de Fe-P obtidas por metalurgia do pó para aplicação em núcleos magnéticos de motores elétricos

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Título Caracterização magnética de ligas de Fe-P obtidas por metalurgia do pó para aplicação em núcleos magnéticos de motores elétricos
Outro título Caracterização magnética de ligas de ferro fósforo obtidas por metalurgia do pó para aplicação em núcleos magnéticos de motores elétricos
Autor Carro, Conrado Pedro Uribarri
Orientador Schaeffer, Lirio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Metalúrgica.
Assunto Engenharia metalúrgica
Resumo Este trabalho apresenta a caracterização de ligas magnéticas Fe-P obtidas por metalurgia do pó, visando a aplicação em núcleos magnéticos de motores elétricos. As composições químicas dos materiais estudados são: Fe1%P, Fe2%P, Fe3%P e Fe. As ligas magnéticas foram misturadas, compactadas e sinterizadas em laboratório. A caracterização dos materiais consistiu na avaliação das propriedades magnéticas, mecânicas e análise por microestrutural. Realizou-se a simulação por elementos finitos de um servomotor com núcleos magnéticos com as características dos materiais caracterizados. O resultado da simulação demonstrou que a liga de Fe1%P alcançou torque próximo ao de um servomotor com núcleos magnéticos construídos por chapas.
Abstract Este trabalho apresenta a caracterização de ligas magnéticas Fe-P obtidas por metalurgia do pó, visando a aplicação em núcleos magnéticos de motores elétricos. As composições químicas dos materiais estudados são: Fe1%P, Fe2%P, Fe3%P e Fe. As ligas magnéticas foram misturadas, compactadas e sinterizadas em laboratório. A caracterização dos materiais consistiu na avaliação das propriedades magnéticas, mecânicas e análise por microestrutural. Realizou-se a simulação por elementos finitos de um servomotor com núcleos magnéticos com as características dos materiais caracterizados. O resultado da simulação demonstrou que a liga de Fe1%P alcançou torque próximo ao de um servomotor com núcleos magnéticos construídos por chapas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130197
Arquivos Descrição Formato
000976167.pdf (1.582Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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