Repositório Digital

A- A A+

Misturador automático de água quente e fria

.

Misturador automático de água quente e fria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Misturador automático de água quente e fria
Autor Campezatto, Diogo Vinícius
Orientador Wildner, Fabiano Disconzi
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Controle e Automação.
Assunto Engenharia de controle e automação
[en] Control system
[en] Flow
[en] Temperature
Resumo O presente trabalho propõe a implementação de um sistema de controle de temperatura automático para chuveiros residenciais, por meio do ajuste da vazão da água quente provida de aquecimento a gás ou painel solar. Como ponto de partida para a realização do trabalho, foi realizada a adaptação de uma bancada experimental no Laboratório de Mecatrônica e Controle (LAMECC). A modelagem do sistema foi realizada de forma analítica, onde considerou-se apenas o regime estacionário, bem como experimentalmente, através da identificação de parâmetros do sistema real com este operando em malha aberta e sem controle. Para o sistema de controle, foi utilizado um controlador PID, sendo o ajuste dos ganhos realizado através de métodos empíricos (Ziegler-Nichols). A vazão é regulada através de uma válvula de gaveta acionada por meio de um motor de passo, e a temperatura medida por um termistor NTC. Como resultado, obteve-se seguimento de referência com erro próximo de zero, e um tempo de assentamento de aproximadamente 25 segundos.
Abstract This work proposes the implementation of automatic temperature control system by hot water flow regulation, in gas or solar heating systems. As a starting point for carrying out the work, the adaptation of a testing bench in Mechatronics and Control Laboratory (LAMECC) was performed. The modeling of the system was performed analytically, which considered only the steady state as well as experimentally, by identifying real system parameters with this operating open loop and without control. For the control system, a PID controller was used, with adjustment of the gains realized by empirical methods (Ziegler-Nichols). A NTC thermistor was used as temperature sensor and a gate valve driven by step motor as a flow regulator. The controller was able to follow reference with null error in 25 seconds.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130210
Arquivos Descrição Formato
000976192.pdf (1.418Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.