Repositório Digital

A- A A+

Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

.

Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor Souza, Juliana Maciel de
Souza, Míriam Glenlert de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Resumo Este estudo propôs-se a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante ingressante nas cinco primeiras turmas do curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010 a 2014, bem como os motivos dessa escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Criado a partir do REUNI, com uma proposta de inserção do estudante trabalhador no ensino superior, o curso noturno, apesar de recente na Universidade e ainda sem concluintes, já mostra um perfil diferenciado de estudante de Odontologia. Esse perfil, no entanto, não está completamente definido, refletindo as características das primeiras turmas de ingressantes. Faz-se necessário seguir o acompanhamento do perfil, motivações e expectativas do estudante ingressante, de modo a apoiar professores e coordenadores na organização e fortalecimento desse curso.
Abstract This study aimed to analyze the demographic, educational, familiar and professional profile of the newcomer student in the first five classes of the evening course of Dentistry from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, from 2010 to 2014, as well as the reasons for this choice, expectations related to the profession and perspectives of professional performance. Created from REUNI with a proposal of inserting the working student in the higher education, the evening course, despite being recent in University and with no graduates, it already shows a differential profile of Dentistry student. This profile, however, is not completely set, reflecting the characteristics of the first classes of newcomers. It is necessary to follow the accompaniment of the profile, motivations and expectations of the newcomer student, in order to support teachers and coordinators in the organization and strengthening of this course.
Contido em Criar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 1-21
Assunto Educacao odontologica
Ensino superior
Odontologia
[en] Education, Dental
[en] Education, Higher
[en] Schools, Dental
[en] Students, Dental
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/130239
Arquivos Descrição Formato
000973966.pdf (409.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.