Repositório Digital

A- A A+

Utilização de indicadores de saúde para o processo avaliativo de gestão do município de Bozano

.

Utilização de indicadores de saúde para o processo avaliativo de gestão do município de Bozano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização de indicadores de saúde para o processo avaliativo de gestão do município de Bozano
Autor Kinalski, Franciele Dal Forno
Orientador Kluck, Mariza Machado
Co-orientador Guaranha, Camila
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão em Saúde (UAB).
Assunto Gestão em saúde
Indicadores básicos de saúde
[en] Administration and health planning
[en] Health management
[en] Health status indicators
Resumo A utilização de indicadores de saúde possibilita a análise do perfil e da realidade de saúde em um município. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo identificar a utilização desses indicadores na gestão da saúde do município de Bozano, Rio Grande do Sul, para a coordenação de ações na rede de atenção básica e vigilância em saúde, bem como identificar informações que possibilitem gerir e coordenar o sistema de saúde por meio de informações reais e consistentes e, ainda, verificar se no Plano Municipal da Saúde, eles são utilizados como recurso para o planejamento e gestão. Tratou-se de um estudo descritivo de coleta e análise de dados secundários, por meio de pesquisa em base de dados de indicadores disponibilizados pelo DATASUS (Ministério da Saúde) e comparados com os descritos no Plano Municipal da Saúde. Entre os resultados, destaca-se a utilização de indicadores de saúde no Plano Municipal da Saúde e a possibilidade de desenvolver ações de qualidade que visam promover a saúde de maneira resolutiva, dispondo de indicadores como sugestão eficaz ao planejamento e gestão em saúde.
Abstract The use of health indicators form the possibility to draw a profile of the health reality in a city. Thus, this study aims to identify the use of health indicators in health management in the city of Bozano, the Rio Grande do Sul State, to coordinate actions in primary care network and health surveillance, identify health information to enable manage and coordinate the health system through real and consistent information and verify that the Municipal Health Plan the health indicators are used as a resource for planning and management. This is a thorough research-based secondary data, indicators provided by the Datasus (Ministry of Health) and compared with the described in the Municipal Health Plan. Among the results, there is significant use of health indicators in the Municipal Health Plan and the possibility of developing actions and quality to promote the health of solving way, providing these analysis indicators, a suggestion to the planning and management effective health.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/130246
Arquivos Descrição Formato
000974583.pdf (626.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.