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Satisfação do usuário diante do acolhimento nas unidades básicas de saúde : uma revisão da produção indexada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 2004-2014

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Satisfação do usuário diante do acolhimento nas unidades básicas de saúde : uma revisão da produção indexada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 2004-2014

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Título Satisfação do usuário diante do acolhimento nas unidades básicas de saúde : uma revisão da produção indexada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 2004-2014
Autor Cruz, Likmayer da
Orientador Bordin, Ronaldo
Co-orientador Barba, Maria Luiza Ferreira de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão em Saúde (UAB).
Assunto Gestão em saúde
Satisfação do usuário
Resumo O Sistema Único de Saúde tem como desafio a porta de entrada da atenção primária em saúde. A humanização do atendimento em saúde através da ferramenta/política de acolhimento a demanda espontânea com protocolos tem sido implementada paulatinamente nos últimos anos. Esse estudo é realizar revisão da produção indexada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) quanto ao tema “satisfação do usuário com a aplicação do acolhimento como ferramenta de gestão do acesso a atenção primária” publicados entre 2004 e 2014. Foram empregadas as bases de referências da Literatura Latino-Americana em Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e o catálogo de dissertações e teses da Capes/CNPq e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os textos selecionados (n=39) foram sistematizados segundo ano de publicação, autor, resultados, métodos de aplicação do acolhimento (protocolo), a implantação/realização pela equipe de saúde e a satisfação do usuário. Os estudos se concentraram em sua maioria na região Sudeste (n=15) e Sul (n=13) do país. Os resultados apontaram uma tendência ao acolhimento pelo julgamento pessoal e pelas experiências dos trabalhadores, com baixa adesão aos protocolos existentes, sendo muitas vezes não descritos (n=22). A sistematização demonstrou a semelhança entre os níveis de satisfação (n=8) e insatisfação (n=8) do usuário, sendo principal fator gerador de satisfação: a organização do fluxo de usuários na entrada da unidade. O profissional mais citado como responsável pelo acolhimento foi o enfermeiro (n=24) seguido dos auxiliares e técnicos de enfermagem (20). Considerou-se que o acolhimento não conseguiu influenciar na modificação do modelo médico centrado preconizado pela Política Nacional de Humanização. As equipes, os gestores e os usuários necessitam de engajamento para repensar as políticas publicas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/130265
Arquivos Descrição Formato
000974850.pdf (430.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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