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Igualdade de oportunidade no Brasil entre 2009 e 2012

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Igualdade de oportunidade no Brasil entre 2009 e 2012

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Título Igualdade de oportunidade no Brasil entre 2009 e 2012
Autor Bassotto, Camila Scholz
Orientador Pôrto Júnior, Sabino da Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Education
[en] ENEM
[en] Equality of opportunity
[en] Microdata
Resumo Igualdade de Oportunidade é definida por John Roemer como “nivelar o campo do jogo”, ou seja, compensar os grupos com recursos internos inferiores com mais recursos externos. Através desse conceito ele define “circunstância” e “esforço”. A circunstância é algo que não depende do indivíduo – como sua origem, lugar de nascimento, gênero, etc; esforço, ao contrário, é um ato de escolha livre do indivíduo e pelo qual ele deve ser responsabilizado. Os resultados, em termos de bem-estar e qualidade de vida que uma pessoa atinge dependem de suas circunstâncias e do grau de esforço realizado. Esse trabalho objetivou realizar uma análise exploratória de oportunidades e de diferenças em circunstâncias no acesso a Educação no Brasil, utilizando os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre 2009 e 2012. Confrontamos características dos indivíduos, como background famíliar, renda e educação dos pais, dentre outros, com o desempenho dos filhos na prova do ENEM. Verificamos que para os anos de 2011 e 2012, candidatos em desvantagem obtiveram pior desempenho na prova.
Abstract Equality of Opportunity is defined by John Roemer as "level the playing field", meaning that society should compensate groups with lower internal resources with more external resources. Through this concept, Roemer defines "circumstances" and "effort." Circumstance is something that does not depend on the individual - for example, its origin, place of birth, gender, etc; effort, on the contrary, is an act of free choice of the individual and for which he should be held accountable. The results, in terms of well-being and quality of life a person reaches, depend on their circumstances and the level of effort they achieved. This study aimed to achieve an exploratory analysis of opportunities and differences in circumstances on the access to education in Brazil, using microdata from Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), from 2009 to 2012. We confronted characteristics of individuals, such as family background, income and parent education, with their performance in the test. We concluded that for 2011 and 2012, disadvantaged individuals had worse performance in the test.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130270
Arquivos Descrição Formato
000975161.pdf (1.700Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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