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dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Luciana Cunha dept_BR
dc.date.accessioned2015-11-25T02:40:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130290pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo desse trabalho é entender se a teoria do consumidor explica o comportamento de indivíduos oniomaníacos, ou seja, o comportamento de compradores compulsivos. Pretende-se investigar se os pressupostos que constituem o modelo tradicional de consumo são adequados para explicar como compradores compulsivos tomam suas decisões. Para isso, serão apresentadas duas diferentes visões da teoria econômica sobre a tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional de consumo e a economia comportamental. A primeira visão possui um caráter mais normativo, utilizando como suposição a racionalidade para descrever o comportamento do consumidor, enquanto a segunda questiona essa racionalidade, tentando adequar as suposições ao comportamento observado do consumidor, logo possui caráter mais descritivo. Também será destacado o surgimento da neuroeconomia e as contribuições que ela pode trazer para o entendimento de como as decisões de consumo se processam no cérebro humano. Por fim, será apresentado o comportamento do indivíduo oniomaníaco, o contexto em que está inserido e as influências que esse sofre. A conclusão é que o comportamento desses indivíduos não pode ser explicado pelo modelo tradicional de consumo, fica claro que quando alguém por impulso faz uma compra desnecessária, esse comportamento não está ligado a uma escolha racional.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this essay is to understand if the consumer theory explains the behavior of oniomaniac individuals, or the behavior of compulsive buyers. We intend to investigate if the presupposed that constitute the traditional samples of consumption are appropriate to explain how compulsively buyers take their decisions. In this aim, it will be presented two different views from the economic theory about the decision of consume: the traditional sample of consumption and the behavioral economics. The first view has a more normative character using as a supposition the rationality, trying to adequate this supposition to observed behavior of the consumer, having a more descriptive character. Also it will be detached the emergence of neuroconomics and the contributions that it can bring to the understanding how the consume decisions process inside the human brain. Finally, it will be considered the individual oniomaniac behavior, the context it is inserted and the influences it suffers. The conclusion is that the behavior of these individuals can’t be explained by the traditional sample of consume. It is clear that when somebody impulsively buys something unnecessarily, this behavior isn’t connected to a rational choice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectTheory of consumptionen
dc.subjectBehavioral economicsen
dc.subjectNeuroeconomicsen
dc.subjectOniomaniaen
dc.subjectCompulsive buyingen
dc.titleA teoria do consumidor e o comportamento de indivíduos oniomaníacospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975156pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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