Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Jorgept_BR
dc.contributor.authorSouza, Roberto Schaan dept_BR
dc.date.accessioned2015-11-26T02:41:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130364pt_BR
dc.description.abstractO novo mundo criado pelos grandes avanços tecnológicos e da internet observado nos últimos anos alterou a dinâmica econômica de vários mercados. Com um simples acesso a internet, um usuário hoje pode descobrir os preços de diversos produtos em mercados internacionais e falar com os fornecedores destes produtos em questão de minutos. Isso causa um aumento do desejo nos empreendedores por importar produtos do exterior, pois, em alguns casos, a diferença de preços praticados no mercado internacional comparado ao mercado local é muito grande. O problema é que muitas vezes esses novos empreendedores não sabem como dar o primeiro passo no mundo da importação empresarial. Este trabalho tem como propósito estudar um caso de importação feito por uma empresa brasileira de móveis em 2015, demonstrando as etapas deste processo e as vantagens e desvantagens de importar determinada mercadoria, comparando com uma compra do mesmo tipo de produto no Brasil. Para que esse estudo seja de mais fácil entendimento será, antes de tudo, apresentado os elementos e as etapas de um processo legal de importação no Brasil. A metodologia usada no trabalho será um estudo qualitativo de dados predominantemente descritivos. A pesquisa foi realizada em uma empresa importadora mediante entrevistas com os sócios da empresa. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado aos sócios, bem como os dados registrados nas entrevistas. A análise desses dados foi feita com base no questionário respondido e no conteúdo das entrevistas, cruzando essas informações com a própria teoria sobre o processo de importação e comparando com o processo de compra local. Como resultado da pesquisa, foi observado que a importação estudada apresentou mais vantagens do que desvantagens, principalmente vantagens ligadas à possibilidade de o importador adquirir produtos de alta qualidade de mão de obra artesanal que dificilmente se encontraria no mercado brasileiro, principalmente por questões culturais e religiosas.pt_BR
dc.description.abstractThe new world created by the evolution of technology and internet has changed the economical dynamics of multiple markets. With one brief research in the web, a user can easily find different suppliers of a certain product around the globe and be in contact with them in a matter of minutes. With ease like that, it makes entrepreneurs want to import these products from a wide range of countries rather than buying in the local market because, in most cases, the price difference is way too high. The problem is that most of these new entrepreneurs have no experience on how to take the first steps to import as a company. The purpose of this dissertation is to study an importation case of a Brazilian furnishing company in 2015, going through all the steps needed during the process of importation, showing the advantages and disadvantages of importing certain product by comparing it to a purchase of the same product made in Brazil. In order to make the comprehension of this study easier, the steps and elements of the legal importation process in Brazil will be presented. The methodology used in the dissertation is a qualitative study of predominantly descriptive data. The research was done in an importation company upon interviews with the company’s owners. The data was collected from a questionnaire given to the owners, as well as the data recorded in the interviews. The analysis of this data was made based on the answered questionnaire and the content of the interviews, mixing these informations with the theory behind the legal importation process in Brazil and comparing it to the local purchase process. As a result of this research, it was noticed that the importation process studied brought more advantages than disadvantages, especially advantages regarding the possibility of importing a higher quality of hand crafted products that would hardly be found in the Brazilian market, especially for both cultural and religious matters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImporten
dc.subjectImportaçãopt_BR
dc.subjectForeign tradeen
dc.subjectCase studyen
dc.titleAnálise do processo de importação de móveis da Indonésia feito em 2015 : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000977078pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples