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Avaliação das habilidades sociais e suas relações com fatores de risco e proteção em jovens adultos brasileiros

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Avaliação das habilidades sociais e suas relações com fatores de risco e proteção em jovens adultos brasileiros

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Título Avaliação das habilidades sociais e suas relações com fatores de risco e proteção em jovens adultos brasileiros
Autor Pereira, Anderson Siqueira
Orientador Koller, Silvia Helena
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Adultos
Fatores de risco
Habilidades sociais
Psicometria
Relação interpessoal
[en] Interpersonal relationships
[en] Protective factors
[en] Psychometrics
[en] Risk factors
[en] Social skills
Resumo A presente dissertação avaliou a associação entre as habilidades sociais e fatores de risco e proteção para o desenvolvimento em jovens adultos brasileiros. O Capítulo 1 consiste em uma revisão de literatura que ilustra a importância das habilidades sociais nos diferentes contextos sociais da vida adulta. O Capítulo 2 apresenta a adaptação e as evidências de validade das Escalas Multidimensionais de Expressão Social partes Cognitiva (EMES-C) e Motora (EMES-M). Apresenta-se uma nova estrutura fatorial e evidências de validade convergente, demonstrando que as escalas são adequadas para o uso na população brasileira. O Capítulo 3 analisou as relações entre as habilidades sociais e fatores de risco e proteção em jovens adultos. Correlações de Pearson e ANOVAs demonstraram que as habilidades sociais podem ser consideradas um fator protetivo, uma vez que sua presença esteve relacionada com o aumento dos demais fatores de proteção, auxiliando na formação de redes de apoio.
Abstract This work evaluated the association between social skills and risk and protective factors for developing in Brazilian young adults. Chapter 1 consists of a literature review that illustrates the importance of social skills in different social contexts of adult life. Chapter 2 presents the adaptation and evidence of validity of the Multidimensional Scale for Social Expression Cognitive (ESMS-C) and Motor (EMES-M) subscales. It presents a new factor structure and convergent validity evidence, demonstrating that the scales are suitable for use in the Brazilian population. Chapter 3 examined the relationship between social skills and risk and protective factors in young adults. Pearson correlations and ANOVAs were used. The results showed that social skills could be considered as a protective factor, since their presence was related to the increase of other protective factors, assisting in the formation of support networks.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/130477
Arquivos Descrição Formato
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