Repositório Digital

A- A A+

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no bairro Mário Quintana em Porto Alegre/RS : o assistente social e a articulação com a rede.

.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no bairro Mário Quintana em Porto Alegre/RS : o assistente social e a articulação com a rede.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no bairro Mário Quintana em Porto Alegre/RS : o assistente social e a articulação com a rede.
Autor Barbosa, Patrícia Fernanda Aguiar
Orientador Martinelli, Tiago
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Serviço Social.
Assunto Assistente social
Família
[en] Family
[en] Network
[en] NGOs
[en] Social worker
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso, é fruto da reflexão construída a partir da inserção no Campo de Estágio Supervisionado do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, no Lar Esperança de Porto Alegre, no 1º semestre de 2014, onde me foi oportunizado apreender a prática do profissional de Serviço Social, nas suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Para tanto se define como tema do trabalho o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e como objeto de estudo: a articulação com a rede visando à garantia de direitos, considerando os limites e possibilidades de atuação do Assistente Social, nas Entidades de Assistência Social junto às crianças, adolescentes e suas famílias. Para a construção utilizamos como recurso metodológico a revisão de literatura, apresentando reflexões que contribuem para a construção de um olhar cuidadoso e, sobretudo critico, acerca do tema.
Abstract This term paper is the result of reflection built from the integration of the Supervised Training Field of the Social Work Course at the “Home of Hope Porto Alegre” (Lar Esperança de Porto Alegre), in the 1st half of 2014, where I was able to acknowledge the professional practice of Social Services in their correspondent and theoretical, methodological, ethical, political, technical and operational dimensions. For the expression of such, the theme of the work is the social Service of Coexistence and Strengthening of Bonds, and as topic of study, more specifically: the linkage within the network, in order to guarantee rights, considering the limits and possibilities of action of the social worker in the non-governmental organizations – NGOs of the so called Third Sector – among children, adolescents and their families. As a methodological resource we built it in a literature review, presenting reflections that contribute to a careful look, and especially a critical one, on the subject.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130524
Arquivos Descrição Formato
000979048.pdf (1.154Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.