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Posicionamento por ponto preciso em aplicações geodésicas: uma análise envolvendo longo período de dados das estações da RBMC

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Posicionamento por ponto preciso em aplicações geodésicas: uma análise envolvendo longo período de dados das estações da RBMC

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Título Posicionamento por ponto preciso em aplicações geodésicas: uma análise envolvendo longo período de dados das estações da RBMC
Autor Azambuja, José Luiz Fay de
Orientador Matsuoka, Marcelo Tomio
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto.
Assunto GPS
[en] Annual change height elipsoidal
[en] GPS/GNSS
[en] Precise point positioning
[en] Translation speeds of South American plate
Resumo Um método de posicionamento por GNSS (Global Navigation Satellite System) que vem se popularizando nos últimos anos é o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). Este método de posicionamento se utiliza de dados de apenas um receptor e requer, fundamentalmente, o uso de efemérides e correções dos relógios dos satélites precisos. O PPP nos últimos anos ganhou um impulso significativo em sua popularidade devido, principalmente, ao surgimento de serviços gratuitos de processamento on-line. Entre estes serviços on-line de processamento de PPP, destaca-se o fornecido pelo NRCan (Natural Resource Canada), denominado CSRS-PPP (Canadian Spatial Reference System – Precise Point Positioning). Nesta Tese utilizou-se o serviço canadense CSRS-PPP no processamento de um longo período de dados superior a onze anos coletados em noventa e cinco das estações da RBMC. A análise das velocidades obtidas a partir das respectivas séries temporais referentes às coordenadas diárias estimadas pelo CSRS-PPP bem como a determinação de suas coordenadas – através do PPP – referidas à época 2000.4, mostraram resultados com pequenas discrepâncias quando comparadas com os valores oficiais adotados para as estações analisadas. O problema detectado, refere-se à impossibilidade da adoção de velocidades lineares de translação no sistema cartesiano X, Y e Z, tendo em vista que na grande maioria das estações constatou-se um comportamento sazonal referente à altura elipsoidal, variação esta que afeta as translações em X, Y e Z ao longo do ano. Como solução, propõe-se a adoção das velocidades de deslocamento calculadas para coordenadas planas, particularmente as coordenadas UTM, sendo a altura elipsoidal corrigida através de modelos estabelecidos em função da variação sazonal registrada em cada uma das estações da RBMC.
Abstract A positioning method for GNSS (Global Navigation Satellite System) that has become more popular in recent years is the Precise Point Positioning (PPP). The PPP refers to the positioning method that utilizes data to only one receiver and requires fundamentally the use of ephemeris and corrections to the precise satellite clock. The PPP in recent years gained a significant boost in its popularity, mainly due to the emergence of free services online processing. Among these PPP processing on-line services, there is the one provided by NRCan (Natural Resource Canada) called CSRS-PPP (Canadian Spatial Reference System - Precise Point Positioning). In this Thesis used if the Canadian service CSRS-PPP to process data for a long period upper through eleven collected at ninety-five of RBMC stations. The analysis of the rates obtained from the respective time series relating to the daily coordinates estimated by the CSRS-PPP and the determination of its coordinates - through PPP - said at the time 2000.4, showed results with minor discrepancies compared with the official values adopted for the analyzed stations. The problem detected, refers to the impossibility of adopting linear translation speeds in the Cartesian system X, Y, and Z, considering that in most of the stations found a seasonal pattern related to the ellipsoidal height, this variation that affects translations in X, Y and Z throughout the year. As a solution, it is proposed the adoption of the forward speeds calculated for planar coordinates, particularly UTM coordinates, and the ellipsoid height corrected by established models depending on seasonal variations recorded in each of the stations RBMC.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/130562
Arquivos Descrição Formato
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