Repositório Digital

A- A A+

Internacionalização de empresas brasileiras do setor de serviços

.

Internacionalização de empresas brasileiras do setor de serviços

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Internacionalização de empresas brasileiras do setor de serviços
Autor Salerno, Fernanda Fonseca
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Estratégias de negócios
Internacionalização de empresas
[en] Internationalization
[en] Internationalization strategies
[en] Services
Resumo O setor de serviços é um importante segmento na economia global, tornando-se fonte de crescimento não só para os países desenvolvidos, mas também para as economias emergentes. Com os serviços ganhando destaque global, é imperativo que os gestores compreendam as implicações das estratégias de internacionalização para diferentes categorias de serviços, bem como o papel moderador de uma série de outras variáveis. Autores apontam que muito do que se sabe sobre internacionalização em serviços é baseado no conhecimento acumulado sobre a manufatura e que há necessidade de mais estudos na área. Portanto, o presente trabalho buscou contribuir para o desenvolvimento da literatura e para prática gerencial, explorando o processo de internacionalização em serviços através de um estudo qualitativo de natureza exploratória de quatro casos de empresas brasileiras de serviços.
Abstract The service sector is an important segment in the global economy, becoming a major source of growth not only for developed countries but also to emerging economies. With services gaining global prominence, it is imperative that managers understand the implications of internationalization strategies for different categories of services and the moderating role of a number of other variables. Authors point out that much of what is known about internationalization in services industry is based on accumulated knowledge from manufacture and that there is a need for more research in the area. Therefore, this study sought to contribute to the development of the literature and managerial practice, exploring the process of internationalization services through a qualitative exploratory study of four cases of Brazilian service companies.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130601
Arquivos Descrição Formato
000978287.pdf (1.216Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.