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dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Marcos Roberto Gomespt_BR
dc.date.accessioned2015-12-02T02:41:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130618pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho refere-se a uma sugestão de estratégia de retenção e fidelização de clientes da academia Barra Fitness. A empresa atua no mercado de academias de ginastica em Porto Alegre. A proposta deste trabalho surgiu em conjunto com o proprietário da empresa. Partindo do desejo do gestor da organização de considerar uma sugestão de estratégia para manter seus clientes e diminuir a evasão e rotação do seu quadro de consumidores. Para entender os motivos que levam os clientes da academia Barra Fitness a não continuar usufruindo do serviço da empresa, foi realizada uma pesquisa dividida em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, onde dez clientes foram entrevistados, a fim de identificar os fatores geradores de lealdade. Na segunda etapa, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo através de um questionário que foi respondido por 40 clientes. Através dos resultados obtidos, foi possível elaborar ações para manter a lealdade e reter os clientes da academia Barra Fitness.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectCliente : Fidelidadept_BR
dc.titleRetenção e fidelização de clientes na Academia Barra Fitnesspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978744pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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