Repositório Digital

A- A A+

Modelo de negócio para a criação de um pub esportivo segundo o Modelo Canvas de Negócios

.

Modelo de negócio para a criação de um pub esportivo segundo o Modelo Canvas de Negócios

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelo de negócio para a criação de um pub esportivo segundo o Modelo Canvas de Negócios
Autor Mello e Souza, Eduardo Riet de
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Empreendedorismo
Modelo de negócio
[en] Business model
[en] Canvas
[en] Entrepreneurship
[en] Football
[en] Innovation
[en] Pub
[en] Rugby
[en] Soccer
[en] Sport
[en] Thematic
Resumo O presente trabalho teve por objetivo construir um modelo de negócios para a criação de um pub esportivo na cidade de Porte Alegre voltado para a apresentação televisiva de futebol americano, rúgbi e futebol. Três esportes que possuem a mesma origem de criação e que, mesmo tendo se diferenciado com o passar tempo, têm em comum a capacidade de mobilizar multidões em torno de seus eventos ao redor do mundo. Pelo caráter inovador deste empreendimento de apostar no apelo destes esportes ainda em desenvolvimento no Brasil, entendemos que o Canvas de Modelos de Negócios, idealizado por Osterwalder & Pigneur (2011), com seus nove blocos de construção é a melhor ferramenta para concretizar esse objetivo. Este método consegue apresentar de forma simples e objetiva a lógica de como uma organização, por meio das quatro principais áreas de um negócio: cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira, pretende gerar valor. Para tanto foi realizada uma pesquisa quantitativa por questionário do tipo survey, onde se identificou um segmento de clientes em potencial que justificasse esse investimento.
Abstract The present work had as objective to construct a business model for the creation of a sports pub in the city of Porto Alegre aimed at the television broadcasting of football, rugby, and soccer. Those three sports have the same origins and even though they differ as time passed they have in common the ability to mobilize crowds of people in events around the world. Through the innovative character of this enterprise to bet on the appeal of these sports still developing in Brazil we understand that the Canvas Business Model, idealized Osterwalder & Pigneur (2011), with its nine construction blocks is the best tool to materialize this objective. This method is able to present in a simple and objective way the logic of how an organization intends to generate value by means of the four main areas of a business: client, offer, infrastructure, and financial feasibility. For this purpose it was made a quantitative survey which identified a potential segment of clients that justified this investment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130626
Arquivos Descrição Formato
000978182.pdf (1.391Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.