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dc.contributor.advisorHoppen, Norbertopt_BR
dc.contributor.authorSmania, Henriquept_BR
dc.date.accessioned2008-05-31T04:12:53Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13062pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo exploratório sobre o processo de formação do pensamento estratégico em empresas de tecnologia de informação. O estudo se justifica pelo fato das empresas terem dificuldade em interpretar o ambiente de atuação ao mesmo tempo em que ele tende a se modificar rapidamente. O objetivo é explicitar como os gestores percebem e desenvolvem o pensamento estratégico de suas empresas. O método usado foi o de estudo de casos múltiplos. Entrevistaram-se dois especialistas em gestão e tecnologia e, posteriormente, três empresas de tecnologia de informação com um roteiro semi-estruturado. Obteve-se um esquema conceitual que relaciona Atitude Estratégica, Elaboração de Cenários e Geração da Estratégia Empresarial, tendo como questão central a influência de Paradigmas Intelectuais (Determinismo, Interpretativo e Teoria Crítica). Descobriu-se que o grupo decisor das empresas terá a tendência de formatar o pensamento estratégico segundo as condições de informações disponíveis e o melhor enquadramento entre a compreensão do problema e os paradigmas intelectuais.pt_BR
dc.description.abstractThis research is an exploratory study about the process of strategic thinking formation in IT companies. The study is relevant because companies have difficulties in interpreting the surrounding environment at the same time it tends to change itself rapidly. The purpose is to explicit how the entrepreneurs perceive and develop the strategic thinking of their companies. The method used is the multiple case study research. Two specialists in strategy and technology were interviewed to develop a semi-structured questionnaire used to interview three information technology companies. A framework was developed which connects strategic attitude, scenario and strategy generation, considering the influence of intellectual paradigms (Determinism, Interpretative and Critical Theory) as central point. It was discovered that the company’s main decision group will tend to shape the strategic thinking according to the available information and the proper fit between the comprehension of the problem and the intellectual paradigms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectAdministração estratégicapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPensamento estratégicopt_BR
dc.titleUm estudo de caso sobre a formação do pensamento estratégico em pequenas empresas de softwarept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000636879pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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