Repositório Digital

A- A A+

Sabor especial no mercado : um estudo sobre fatores relevantes do mercado de produtos alimentícios e bebidas premium

.

Sabor especial no mercado : um estudo sobre fatores relevantes do mercado de produtos alimentícios e bebidas premium

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sabor especial no mercado : um estudo sobre fatores relevantes do mercado de produtos alimentícios e bebidas premium
Autor Bianchin, José Aurélio
Orientador Barcellos, Marcia Dutra de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comércio
Sucesso em negocios
[en] Commercial success
[en] Craft beer
[en] High quality chocolate
[en] Marketing mix
[en] Premium foods
[en] Specialty coffee
Resumo Este trabalho teve como principal objetivo identificar o que é relevante para o sucesso comercial de empresas de alimentos e bebidas premium no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em um primeiro momento, caracterizou-se produtos alimentícios e bebidas premium. Ainda, descreveu-se e analisou-se alguns subsetores que o presente estudo pesquisou mais a fundo. Depois, identificou-se, através de observação, os componentes do mix de marketing das empresas analisadas. Por fim, foram identificados os fatores determinantes para o sucesso comercial das empresas analisadas. Para isso, foram pesquisadas empresas de três setores: cafés especiais, cervejas artesanais e chocolates finos. As observações e as entrevistas foram analisadas e foram identificados sete fatores relevantes para o sucesso comercial das empresas analisadas: utilizar matérias primas de qualidade, ter uma estrutura enxuta, educar o mercado, ter uma identidade de marca, focar esforços no que agrega valor, adaptar tendências globais ao gosto local, identificar nichos de mercado.
Abstract The present work had the goal to identify what are the key attributes to commercial success of premium food and beverage companies in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. First, were characterized the premium food products and beverage. In a second moment, were identified and analyzed some subsectors that the study researched deeply. Later, were described the marketing mix components of the analyzed companies. Finally, were identified the key attributes that define the commercial success of the analyzed companies. To do so, were researched companies of three sectors: specialty coffee, craft beer and premium chocolate. The observations and interviews were analyzed and seven key attributes to the commercial success of the analyzed companies were identified: utilization of quality raw materials, have a lean structure, educate the market, have a brand identity, focus efforts on what generates value, adapt global trends to local taste and identify market segments that the company can fit into. Therefore, the companies in these sectors can achieve similar success by developing actions in a way to internalize the attributes presented in this work.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130631
Arquivos Descrição Formato
000978606.pdf (1.693Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.