Repositório Digital

A- A A+

Modelagem de negócios para o Grupo Faro : aplicação do Modelo Canvas e criação de um plano de ação de marketing

.

Modelagem de negócios para o Grupo Faro : aplicação do Modelo Canvas e criação de um plano de ação de marketing

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelagem de negócios para o Grupo Faro : aplicação do Modelo Canvas e criação de um plano de ação de marketing
Autor Cazzetta, Roberto Duarte da Silva
Orientador Fioriolli, Jose Carlos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Modelagem de negócio
Plano de ação
[en] Canvas model
[en] Faro training center
[en] Financial correspondents
[en] Financial services
[en] Investment
[en] Investor´s auction
[en] Mortgage
[en] Services´s marketing
[en] Smartphone app
Resumo As instituições financeiras realizam várias operações envolvendo agentes econômicos poupadores e tomadores. No setor de Crédito Imobiliário e Investimentos, muitas instituições financeiras optam por contratar empresas denominadas Correspondentes, as quais atuam diretamente entre o cliente e a instituição. O Grupo Faro, com sede em Porto Alegre, é uma dessas empresas e constitui o foco deste trabalho, cuja ênfase orienta-se para a modelagem de seus negócios como Correspondente. Considerando os serviços de Correspondente em Crédito Imobiliário e Correspondente em Captação de Investimentos, o primeiro em execução e o segundo em fase de desenvolvimento, foi escolhido o Modelo Canvas de Negócio para aplicação e remodelagem do negócio da empresa. A revisão de literatura, que dá suporte teórico ao desenvolvimento do estudo, aborda os conceitos fundamentais em Marketing de Serviços, Plano de Ação de Marketing e Modelo Canvas proposto por Osterwalder e Pigneur (2011). Através das etapas de Mobilização, Compreensão e Design, desenvolve-se o Quadro do Modelo de Negócios, que é submetido a análise estratégica através do cruzamento com a matriz SWOT. Analisada a estratégia, é proposto um Plano de Ação de Marketing com seus respectivos prazos e custos, com o intuito de viabilizar a implementação do modelo proposto. Os resultados apontam para duas propostas, nomeadas como Centro de Treinamento Faro e Leilão do Investidor, a primeira, relacionada ao Crédito Imobiliário, tem diferencial na formação de pessoas como proposta de valor agregado. A segunda, relacionada a Investimentos, apresenta uma proposta inovadora envolvendo um aplicativo para smartphone.
Abstract The financial institutions are responsible to intermediate many types of financial operations between investors and loaners. In Mortgages and Investments´s business, many financial institutions choose to hire companies nouns as Correspondents, which intermediate deals between the customer and the institution. The Faro Group, located in Porto Alegre, it´s one of these companies and the focus of this study, whose emphasis is turned to modelate his business as Correspondent. Considering the services of Mortgages´s Correspondent and Investment´s Correspondent, the first already in progress and the second in development stage, the Business Canvas Model was elected to be applied and to remodel the company´s business. The literature review which gives support to the study´s development covers the fundamental concepts of Services´s Marketing, Marketing Action Plan and the Canvas Model proposed by Osterwalder e Pigneur (2011). Through the stages of Mobilization, Comprehension and Design, the Business Model´s Toolbox is developed and strategically analyzed by using the SWOT matrix crossing. Once the strategy was analyzed, it´s proposed a Marketing Action Plan with deadlines and costs, within the objective to enable the implementation of the proposed model. The results points to two proposals, nouns as Faro Training Center and Investor´s Auction, being the first related to Mortgage and having the differential in the human resources by training people as value proposition, The second one is related to Investment and shows an innovative proposal linked to a smartphone app.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130635
Arquivos Descrição Formato
000978957.pdf (2.291Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.