Repositório Digital

A- A A+

Análise da suscetibilidade dos consumidores Porto-Alegrenses ao aumento de preços e prazos de entrega na utilização de veículos mais sustentáveis

.

Análise da suscetibilidade dos consumidores Porto-Alegrenses ao aumento de preços e prazos de entrega na utilização de veículos mais sustentáveis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da suscetibilidade dos consumidores Porto-Alegrenses ao aumento de preços e prazos de entrega na utilização de veículos mais sustentáveis
Autor Niemeyer, Fernando Fanezi
Orientador Santos, Gilberto Tavares dos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comércio eletrônico
Percepção do usuário
[en] E-commerce
[en] Mode
[en] Price
[en] Susceptibility
[en] Term
Resumo As vendas realizadas por meio do comércio virtual têm aumentado expressivamente no Brasil nos últimos anos. Por consequência, o volume de entregas segue a mesma tendência de acréscimo. Ao mesmo tempo em que as vendas e entregas aumentam, os veículos automotores utilizados para realizar entregas emitem alto volume de poluentes na atmosfera, ocasionando prejuízos à sociedade como um todo. Por outro lado, estudos apontam que a população do país apresenta maior interesse pelo tema da sustentabilidade. Considerando-se o cenário apresentado, este trabalho propôs-se a pesquisar junto aos consumidores virtuais de Porto Alegre a sua suscetibilidade diante do aumento de preço e prazo nas entregas de produtos adquiridos pelo comércio virtual, quando realizadas de formas mais sustentáveis. De maneira associada à opinião dos consumidores, o trabalho propõe-se a apresentar um modelo que permite avaliar a possibilidade de serem utilizados veículos menos agressivos ao meio ambiente. O modelo elaborado associa o levantamento do desempenho financeiro dos veículos estudados ao grau de aceitação dos consumidores virtuais ao aumento de preço e prazo de entrega.
Abstract The sales through e-commerce has increased significantly in Brazil in recent years. Consequently, the delivery volume follows the same trend. While sales and deliveries increase, motor vehicles used to carry out deliveries emit high volume of pollutants in the atmosphere, causing damage to the society as a whole. On the other hand, studies show that the population is more interested in sustainability issues. Considering this kind of scenario, this final paper aimed to search among virtual consumers in Porto Alegre about their susceptibility to increase price and delivery time when the purchases are realized in more sustainable ways. The study presented a model that allows to assess the possibility of using vehicles less aggressive to the environment. The developed model combines vehicle’s financial performance with the degree of acceptance of virtual consumers to increase price and delivery time.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130644
Arquivos Descrição Formato
000978308.pdf (3.585Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.