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Modelos de negócio em organizações da economia criativa : estudo de caso dos modelos de negócio das escolas de Porto Alegre do serviço criativo Método DEROSE

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Modelos de negócio em organizações da economia criativa : estudo de caso dos modelos de negócio das escolas de Porto Alegre do serviço criativo Método DEROSE

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Título Modelos de negócio em organizações da economia criativa : estudo de caso dos modelos de negócio das escolas de Porto Alegre do serviço criativo Método DEROSE
Autor Roscoe, Júlia de Souza
Orientador Carrion, Rosinha da Silva Machado
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Modelos de negócios
[en] Business model canvas
[en] Business models
[en] Creative economy
[en] Método DeRose
Resumo O presente trabalho investiga Modelos de Negócio na Economia Criativa, tendo como objetivo analisar as configurações de Modelo de Negócios em escolas do Método DeRose em Porto Alegre, utilizando o Business Model Canvas. Para isto, primeiramente se estabeleceu o serviço ofertado pela rede de escolas Método DeRose como um serviço criativo, que segundo a literatura tem sua origem na criatividade e é dotado de capacidade de gerar tanto valor econômico, como cultural. Foram realizadas entrevistas estruturadas com três escolas que ofertam este mesmo serviço criativo, buscando caracterizar seus Modelos de Negócio, com a construção de seus Business Model Canvas e apontando semelhanças e divergências dentro de nove esferas propostas por Osterwalder e Pigneur (2011). Os resultados, obtidos por meio da análise comparativa, indicam que as três escolas estudadas possuem Modelos de Negócio distintos, pois criam, entregam e capturam valor de formas diferentes. Sendo assim, apesar da existência de uma instituição maior (a rede de escolas Método DeRose) que inicialmente as aproxima, a liberdade administrativa concedida às escolas gera diferenças em seus Modelos de Negócio.
Abstract This study investigates Business Models in Creative Economy, aiming to analyze the Business Model configuration in Método DeRose schools located in Porto Alegre, by using the Business Model Canvas. To do so, it first stablished the service offered by the network of Método DeRose schools as a creative service, which, as defined by literature, has its origin in creativity and is capable of creating economic and cultural value. Structured interviews were conducted in three different schools that offer this creative service, aiming to define their Business Models, by designing its Business Model Canvas, as well as pointing out similarities and differences within the nine elements suggested by Osterwalder and Pigneur (2011). The results, obtained throughout a comparative analysis, indicate that the three studied schools feature distinct Business Models, by creating, delivering and capturing value in different ways. Thus, although there is a bigger institution (the network of Método DeRose schools) that, in the first instance, brings them together, the freedom of management choices given causes the schools to present differences in their Business Models.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130645
Arquivos Descrição Formato
000978611.pdf (1.782Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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