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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Camila Ferreira Lanter dospt_BR
dc.date.accessioned2015-12-02T02:42:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130650pt_BR
dc.description.abstractO ato de consumir faz parte da nossa rotina, uma vez que, diariamente, temos de fazer inúmeras escolhas de consumo e, além disso, somos bombardeados com diversas informações sobre novos produtos e serviços que são definidos como revolucionários, necessários, exclusivos e dinâmicos. O conceito de consumo colaborativo foi adaptado por Bootsman e Rogers (2011) de forma a representar o consumo consciente e inteligente através da internet. Este trabalho tem como objetivo compreender se o consumo colaborativo influencia no processo decisório de compra nas etapas de busca por informações e análise de alternativas. Até onde se sabe, não há estudos que explorem o assunto. A pesquisa foi realizada por meio de dez entrevistas em profundidade junto a consumidores colaborativos e da aplicação de uma survey com 152 participantes do fenômeno. Como resultado, constatou-se que a busca por informações e a análise de alternativas não sofrem influência do modelo de consumo colaborativo quando se confrontamos resultados obtidos para essas etapas antes e depois de se utilizar o modelo.pt_BR
dc.description.abstractThe act of consuming is part of our routine, since every day we have to make numerous choices as consumers and, moreover, we are bombarded with various information about new products and services that are defined as revolutionaries, needed, exclusive and dynamic.The concept of collaborative consumption was adapted by Bootsman and Rogers (2011) to represent the conscious and intelligent consumption through the internet. This work aims to understand whether the collaborative consumption influences the decision-making process of buying in the steps of search for information and analysis of alternatives. To our knowledge, there are no studies that explore the subject. The research was executed through ten in-depth interviews with collaborative consumers and implementation of a survey with 152 participants of the phenomenon. As a result, the search for information and the analysis of alternatives do not suffer influence of collaborative consumption model when the results obtained for these steps before and after using the model are confronted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollaborative consumptionen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectDecision-making process of buyingen
dc.subjectSearch for informationen
dc.subjectAlternatives analysisen
dc.titleA influência do consumo colaborativo no processo decisório de compra dos consumidores de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978152pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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