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Assédio moral na administração pública municipal : um estudo a partir da percepção dos servidores do órgão x

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Assédio moral na administração pública municipal : um estudo a partir da percepção dos servidores do órgão x

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Título Assédio moral na administração pública municipal : um estudo a partir da percepção dos servidores do órgão x
Autor Worthington, Vanessa
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Assédio moral no trabalho
Serviço público
[en] Abuse of Power
[en] Moral harassment
[en] Public administration
[en] Public server
Resumo Diante da relevância que o trabalho assume na vida de um indivíduo, tornar-se uma vítima de assédio moral pode causar enormes prejuízos na vida profissional de um trabalhador, além de danificar as relações pessoais, sociais e a saúde mental e física da vítima. O assunto desta pesquisa é relativo ao assédio moral no âmbito da Administração Pública no município de Porto Alegre, e tem como objetivo caracterizar o assédio moral através da percepção dos servidores do órgão X. Buscou-se identificar a incidência de atitudes abusivas existentes no órgão analisado, definir um perfil comum de vítima e assediador, identificar as atitudes mais frequentes que buscam desestabilizar o servidor e a periodicidade que ocorrem. Para a análise dos dados, utilizou-se uma abordagem quantitativa, através de um questionário anônimo auto preenchido, no qual foi possibilitado, além de questões fechadas, questões abertas para a livre escrita dos respondentes, a fim de capturar aspectos subjetivos sobre o assunto e permitir maior liberdade nas respostas. Com base na análise dos dados e do referencial teórico, foi possível identificar como o assédio moral manifesta-se no órgão X, pertencente a Administração Pública. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de maior disseminação sobre o tema no ambiente laboral, e foram sugeridas ações para diminuir e/ou evitar as situações de assédio.
Abstract Given the importance of people´s jobs in their lives, become a bullying victim can cause huge losses on the professional life of the worker and damage personal and social relationships, mental and physical health of the victim. The subject of this research is moral harassment in Public Administration of Porto Alegre, and it aims to characterize bullying through the perception of the servers of the X department. We sought to identify the incidence of abusive attitudes existing in the analyzed department, define a common profile of victim and stalker, identify the most common attitudes that seek to destabilize the server and the frequency that they occur. For data analysis, we used a quantitative approach, through an anonymous self completed questionnaire, which was possible, in addition to closed questions, answer open questions for free writing of respondents, allowing uncover aspects of the subjective of the theme and authorize more freedom in the responses. Based on the analysis of data and the theoretical framework, it was possible to identified how moral harassment manifests itself on the X department. The results showed the need for more dissemination of the subject in the work environment, and actions have been suggested to reduce and/or prevent the harassment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/130701
Arquivos Descrição Formato
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