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Análise das estratégias empresariais e das ações diplomáticas para inserção externa no período 2001 a 2011 : um estudo comparativo das indústrias moveleiras do Brasil e Alemanha

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Análise das estratégias empresariais e das ações diplomáticas para inserção externa no período 2001 a 2011 : um estudo comparativo das indústrias moveleiras do Brasil e Alemanha

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Título Análise das estratégias empresariais e das ações diplomáticas para inserção externa no período 2001 a 2011 : um estudo comparativo das indústrias moveleiras do Brasil e Alemanha
Outro título Analysis of business strategies and foreign diplomatic actions towards internationalization between 2001 and 2011 : a comparative study of the furniture industry in Brazil and Germany
Autor Mury, Luiz Gilberto Monclaro
Orientador Cunha, Andre Moreira
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais.
Assunto Alemanha
Brasil
Competitividade industrial
Diplomacia
Indústria moveleira
Organização industrial
[en] Competitiveness
[en] Diplomacy
[en] Furniture
[en] International strategy
Resumo Esta tese tem por objetivo analisar comparativamente a competitividade internacional dos setores moveleiro brasileiro e alemão entre 2001 e 2011 a partir das estratégias de internacionalização de suas empresas e do papel diplomático dos respectivos Estados no apoio a este processo. A opção pela Alemanha se deve à relativa semelhança entre a indústria de móveis de ambos os países no que tange as respectivas participações relativas no consumo e produção mundiais. Já em relação ao comércio internacional o país germânico apresenta dados em muito superiores aos do Brasil, além de ter registrado crescimento nas exportações no mesmo período em que as vendas brasileiras ao exterior apresentaram forte declínio. Diante desta constatação, questiona-se acerca dos fatores que permitiram à Alemanha ter um desempenho tão positivo, se comparado ao brasileiro, nos dez anos da pesquisa. Para investigar as estratégias empresariais e as ações diplomáticas adotadas pelo Brasil e Alemanha, foi conduzida pesquisa exploratória junto ao setor moveleiro de cada país e, à luz de conceitos teóricos revisitados e melhores práticas identificadas, foram propostas ações públicas e estratégias no âmbito privado visando ampliar as exportações brasileiras do setor.
Abstract This thesis aims to comparatively analyze the international competitiveness of Brazilian and German furniture industries between 2001 and 2011 from the internationalization strategies of their companies and the diplomatic role of the respective States in supporting this process. The choice for Germany is due to the relative similarity between the furniture industry of both countries regarding their relative shares in world consumption and production. In relation to international trade, however, Germany presents data much higher than those of Brazil, and has registered growth in exports in the same period in which Brazilian sales abroad showed a strong decline. Considering that, one wonders about the factors that allowed Germany to have such a positive performance, compared to Brazil, in the ten years of research. To investigate business strategies and diplomatic actions taken by Brazil and Germany, an exploratory research with the furniture sector in each country was conducted and, in light of theoretical concepts revisited and best practices identified, public actions and business were proposed to expand Brazilian exports of the sector.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/130716
Arquivos Descrição Formato
000929836.pdf (3.662Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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