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RPG e literatura : mídia e contatos intertextuais

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RPG e literatura : mídia e contatos intertextuais

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Título RPG e literatura : mídia e contatos intertextuais
Autor Prietto, Thiago Goulart
Orientador Korfmann, Michael
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Intertextualidade
Jogos
Literatura
Mídia
[en] Intertextuality
[en] Literature
[en] Media
[en] RPG
[en] Wargames
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar as correlações intertextuais entre mídias diversas, especificamente, os Role-Playing Games, tendo por base o primeiro jogo criado, Dungeons and Dragons, os wargames e a literatura. Ao investigar história do jogo, é visível os diversos contatos travados entre a literatura e os wargames como principal ponto de confluência no surgimento dos jogos de RPG. Assim, a partir da análise dos focos de transição e influência entre mídias em geral, será realizado um mapeamento do processo de assimilação e intertextualidade entre os objetos referidos, especificamente, Dungeons and Dragons, wargames e literatura, de modo a refletir sobre os resultados, limites e mudanças ocasionadas pelo intercâmbio destas mídias. Consequentemente, a comparação entre o jogo de RPG, literatura e os wargames, procura também apresentar ao leitor este universo de relações entre mídias, tendo o RPG como foco. Para muitos, a cultura do jogo, principalmente do RPG, é deveras desconhecida. Logo, além de mapear intertextualidades através da origem do jogo, fazse imperativo apresentar este mundo “único” àqueles que não o conheciam previamente.
Abstract This work analyzes the intertextual relations between media, specifically the Role-Playing Games, considering the first one Dungeons and Dragons (created in 1974) as well as wargames and literature, their relations and results that were produced in this process. Dungeons and Dragons, through a historical investigation, is an example of the establishment of communication between media and its characteristics, visible in literature and wargames, which was responsible for the creation of the game itself. That way, considering the analysis of these transition points of influence on media, in a general manner, it will be mapped the whole process of assimilation and intertextuality between the three subjects mentioned, therefore displaying the results, limits and changes promoted by the exchange of common aspects in those media. Therefore, the comparison between RolePlaying Games, literature and wargames, aims to present to the reader these relations in the Medium, RPG the focus. To many people, the game culture, the RPG culture is completely unknown to. So, besides mapping intertextualities through the game origin, it is quietly relevant to present to a broader audience this “unique world” to those that may not know it.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/130791
Arquivos Descrição Formato
000978169.pdf (5.860Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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