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Evolução urbana do município de Lajeado : um estudo configuracional

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Evolução urbana do município de Lajeado : um estudo configuracional

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Título Evolução urbana do município de Lajeado : um estudo configuracional
Outro título Urban development city of Lajeado : a configurational study
Outro título Evolución urbana del municipio de Lajeado : un estudio de configuración
Autor Scheibe, Aline Cristiane
Piccinini, Livia Teresinha Salomao
Braga, Andrea da Costa
Resumo A região denominada Vale do Taquari abrange 36 municípios da região central do estado do Rio Grande do Sul, polarizada pelo município de Lajeado e, colonizada por imigrantes de origem alemã, italiana e açoriana. O aparecimento de indústrias e o desenvolvimento do comércio e do setor de serviços provocaram um crescimento urbano regional significativo nos últimos 40 anos. Em 1970, 74,27% da população vivia no meio rural e, passadas quatro décadas, o quadro praticamente se inverteu: hoje 73,84% vive na zona urbana (IBGE, 2010). Tendo em vista tal crescimento urbano, o presente trabalho analisa o processo de evolução urbana do território do município de Lajeado através do levantamento de dados históricos e configuracionais do núcleo urbano de 1898 (ano de fundação) até os dias atuais. Trabalha-se com a hipótese de que a inserção da rodovia BR 386 alterou os padrões espaciais através dos quais se efetiva a expansão urbana modificando a estrutura de integração da configuração espacial. O enfoque adotado é o da análise configuracional, onde a estrutura da malha urbana é analisada em termos de acessibilidade e centralidade, a partir das medidas sintáticas de integração local e global e, ainda, a medida de escolha (choice).O estudo tem como objetivo principal mostrar a evolução da malha urbana ao longo do crescimento da cidade, analisando a inserção da rodovia e sua influência na rede urbana.
Abstract The region called Taquari Valley covers 36 municipalities in the central region of Rio Grande do Sul state, polarized by the city of Lajeado and settled by immigrants from Germany, Italia and the Azores. The appearance of industries and the development of trade and services sectors caused a significant regional urban growth over the last 40 years. In 1970, 74.27% of the population lived in rural areas and, after four decades, the picture almost reversed: now 73.84% live in urban areas (IBGE, 2010). Given such urban growth, this paper analyzes the process of urban development of that territory through the survey of historical data and configuration of the urban center from 1898 (the year of its establishment) to the present day. We work with the hypothesis that the insertion of BR 386 highway changed the spatial patterns through which occurs the urban sprawl, is modified framework of the spatial configurational integration. The adopted approach to deal with this particular situation is the configurational analysis, where the structure of the urban network is analyzed in terms of accessibility and centrality, as well as syntactic measures of local and global integration and the measure of choice. The study aims to show the evolution of the urban network along with the city's growth, analyzing the insertion of the BR 386 highway and its influence on the urban network.
Resumen La región denominada Vale do Taquari abarca 36 municipios de la región central del estado de Rio Grande do Sul, concentrada por el municipio de Lajeado y, colonizada por inmigrantes de origen alemana, italiana y portuguesa. El aparecimiento de industrias y el desarrollo del comercio y del sector de servicios provocaron un crecimiento urbano regional significativo en los últimos 40 años. En 1970, 74,27% de la población vivía en el medio rural y, pasadas cuatro décadas, el cuadro prácticamente se invirtió: hoy 73,84% vive en la zona urbana (IBGE, 2010). Considerando tal crecimiento urbano, el presente trabajo analiza el proceso de evolución urbana del territorio del municipio de Lajeado a través del levantamiento de datos históricos y de configuración del núcleo urbano de 1898 (año de fundación) hasta los días actuales. Se trabaja con la hipótesis de que la inserción de la ruta BR 386 alteró los patrones espaciales a través de los cuales se efectiva la expansión urbana modificando la estructura de integración de la configuración espacial. El enfoque adoptado es el del análisis de configuración, donde la estructura de la malla urbana es analizada en términos de accesibilidad y centralidad, a partir de las medidas sintácticas de integración local y global y, aún, la medida de elección (choice). El estudio tiene como objetivo principal mostrar la evolución de la malla urbana a lo largo del crecimiento de la ciudad, analizando la inserción de la ruta y su influencia en la red urbana.
Contido em Revista Políticas Públicas & Cidades. São Carlos, SP. Vol. 2, n. 2 (maio/ago. 2015), p. 7-27
Assunto Acessibilidade
Evolução urbana : Lajeado (RS)
Modelos espaciais : Centralidade urbana
[en] Accessibility
[en] Centrality
[en] Configurational analysis
[en] Urban development
[es] Accesibilidad
[es] Centralidad
[es] Configuración espacial
[es] Evolución urbana
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/130877
Arquivos Descrição Formato
000980156.pdf (1.682Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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