Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBornia Poulsen, Camilo Josépt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.date.accessioned2015-12-10T02:41:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1983-4535pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130878pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo exploratório acerca dos regimes acadêmicos adotados no Brasil por instituições privadas de Ensino Superior. O objetivo é analisar cada sistema, seriado ou por disciplina, identificando vantagens e desvantagens. A decisão por determinado regime impacta diretamente nas estratégias de captação e manutenção de alunos, na capacidade de resposta às exigências do mercado pelos serviços educacionais, e na estrutura administrativa da instituição. Para atingir o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, mediante entrevistas individuais em profundidade com profissionais de instituições privadas de Ensino Superior, visando capturar a percepção acerca dos seus respectivos regimes nas seguintes dimensões de análise: Administrativa, Pedagógica, Aluno e Competitividade. Os resultados apontam a adoção do regime por disciplina como tendência dentre as instituições brasileiras. Este trabalho pretende auxiliar o processo decisório de instituições que discutem permanentemente qual regime responde melhor aos seus desafios, além de estimular a comunidade acadêmica a desenvolver modelos alternativos que superem as limitações atualmente encontradas.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an exploratory study about the academic classes systems adopted in Brazil by private higher education institutions. The objective is to analyze each system, organized by grade or subject, identifying advantages and disadvantages. The decision for a particular system directly impacts on strategies for attracting and retaining students, the capacity to respond to market requirements for educational services, and the institution’s administrative structure. To achieve the paper’s objective, we undertook an exploratory qualitative research, through individual interviews with professionals from private institutions of higher education, aiming to capture the perception of the respective regimes in the following analytical dimensions: Administrative, Pedagogical, Student, and Competitive. The results indicate the adoption of the system organized by subject as trend among Brazilian institutions. This work intends to assist the decision-making process of institutions that constantly debate which system better responds to its challenges, and also intends to encourage the academic community to develop alternative models that overcome the current limitations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gestão Universitária na América Latina - GUAL [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 3 (set. 2015), p. 305-326pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAcademic systemsen
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subjectAcademic managementen
dc.subjectDecision-making processen
dc.subjectGrade de horáriospt_BR
dc.titleUm estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAn exploratory study of academic systems adopted by private higher education institutions en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000979926pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples