Repositório Digital

A- A A+

EccoLogos : editor web para criação coletiva de documentos

.

EccoLogos : editor web para criação coletiva de documentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título EccoLogos : editor web para criação coletiva de documentos
Autor Martins, Ademir da Rosa
Orientador Axt, Margarete
Co-orientador Costa, Antônio Carlos da Rocha
Data 2005
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente computacional
Ambiente de aprendizagem
Autoria cooperativa
Computador na educação
Editor de texto
Educação
Informática
Produção de textos
Abstract Word processing is one of the commonest tasks when using a computer. The wide use of the Internet and the need to work in groups these days make an appropriate tool necessary to help people produce documents in a collaborative/cooperative manner. This work introduces EccoLogos a web editor that features means both to edit text through the Internet and to coordinate action in a collective preparation of a document. This tool therefore focuses on interaction. Jean Piaget’s theory of social exchanges was used to supply the editor with elements that will enrich the interactive process and provide possibilities of quality exchanges. It creates a space of interactive coexistence facilitating the flow of consensual action coordination among participants and contributing to an effective group work.
Resumo O processamento de textos é das tarefas mais utilizadas com o auxílio do computador. A ampla utilização da Internet e a necessidade de trabalhar em grupos, nos dias atuais, tornam necessária a existência de uma ferramenta apropriada que venha a ajudar as pessoas a produzirem documentos de forma colaborativa/cooperativa. Esse trabalho introduz o EccoLogos, um editor-web que oferece facilidades tanto no campo da edição de texto através da Internet como na coordenação de ações na tarefa de produção coletiva de um documento. O projeto dessa ferramenta tem como foco a interação. Utilizamos a teoria das trocas sociais, de Jean Piaget, para suprir o editor com elementos que venham a enriquecer o processo interativo e proporcionar possibilidades de trocas qualificativas. Ele cria um espaço de convivência interativa, facilitando o fluir de coordenações consensuais de ações entre os usuários participantes, contribuindo para um efetivo trabalho de grupo.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/13100
Arquivos Descrição Formato
000634284.pdf (1.235Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.