Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorBrandimiller, Julia Burgerpt_BR
dc.date.accessioned2015-12-12T02:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131014pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação propôs a interação - por meio da criação artística - entre dois grupos de crianças, residentes em Porto Alegre-RS e Cumuruxatiba-BA. A pesquisa de campo consistiu na realização de 12 encontros em Porto Alegre e 10 encontros em Cumuruxatiba realizados entre os meses de junho a dezembro de 2014. O estudo buscou compreender as visões que as crianças produziram sobre si e sobre o outro a partir da correspondência estabelecida pelos grupos. Neste contexto, o principal objetivo do trabalho constou em analisar as possibilidades de criação e de invenção de si mesmo na interação com crianças de um contexto distante. Esta pesquisa discute o deslocamento e o encontro com a alteridade como proposições metodológicas no ensino da arte. Problematizam-se neste trabalho os conceitos de alteridade e deslocamento a partir de Bakthin, Foucault e Onfray; o conceito de infância a partir de Larrosa, Kristeva e Kohan e as proposições artísticas de caráter colaborativo a partir de Bourriaud e Laddaga. Como eixo metodológico, apresenta projetos e obras de artistas e educadores contemporâneos. Dentre os elementos centrais de análise, estão a relação de alteridade e estranhamento a partir da qual as crianças modificam a relação de si para si mesmo e de si para o outro por meio do olhar. A partir destes elementos a experiência estética é apresentada como meio de reconstrução do entendimento do outro.pt_BR
dc.description.abstractThis Dissertation proposed interaction - through artistic creation - between two groups of children, one living in Porto Alegre-RS and the other living in Cumuruxatiba, Bahia. The field research consisted of 12 meetings in Porto Alegre and 10 meetings in Cumuruxatiba carried out between the months of June and December 2014. The study sought to understand the visions that children produce about themselves and each other from the established correspondence by the groups. In this context, the main objective of the study consisted in analyzing the possibilities of creation and invention of oneself throug interaction with children from a distant context. This research also discusses the displacement and the encounter with otherness as methodological propositions in art education. To problematize in this work the concepts of otherness and displacement from Bakhtin, Foucault and Onfray; the concept of childhood from Larrosa, Kristeva and Kohan and artistic propositions collaborative character from Bourriaud and Laddaga. As a methodological line, the research presents projects and works of contemporary artists and educators. Among the central elements of analysis, are otherness relationship and estrangement from which children change the relation of himself to himself and of himself to the other through the use of the vision. From these elements aesthetic experience is presented as a means for reconstruction of THE understanding of the other (OTHERNESS?).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOthernessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDisplacementen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectCollaborative artsen
dc.subjectMeetingen
dc.titleGeografias poéticas : infância e arte do encontropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979821pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples