Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorXavier, Maria Luisa Merino de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorRockenbach, Danielle Schio Romeiropt_BR
dc.date.accessioned2015-12-12T02:40:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131052pt_BR
dc.description.abstractO Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz – foco deste estudo, oferece qualificação e trabalho para jovens visando proporcionar-lhes formação técnico-profissional na área do comércio de bens, serviços e turismo e acesso a empregos formais. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o estudo do referido programa do chamado Sistema S, de uma instituição de ensino profissionalizante localizada em Porto Alegre, no sentido de verificar como os aprendizes percebem as normas de convivência do curso na sua formação profissional, a validade de cumpri-las e as sanções pelo não cumprimento, uma vez que as mesmas não levam em conta as características das juventudes contemporâneas das periferias urbanas. A pesquisa tem um caráter qualitativo, na dimensão de estudo de caso, e está inserida no campo dos Estudos Culturais em um viés pós-estruturalista. São utilizados como referências autores como Bauman (2001, 2013), Dayrell (2003, 2007), Feixa (1999), Garbin (2005, 2006, 2009), Margulis (1998), Urresti (1998), Xavier (2002), levando em conta algumas dimensões das abordagens foucaultianas. O estudo aborda as seguintes questões: como os alunos, sendo jovens e trabalhadores, encaram a importância dada pelo Programa ao cumprimento das normas de convivência exigidas na sua formação uma vez que não levam em conta as características dos jovens das periferias urbanas? E quais são as expectativas desses jovens em relação ao seu futuro profissional? Os resultados permitem constatar as tensões existentes entre as práticas culturais dos jovens estudados e as exigências do curso. No estudo a relevância social do Programa não é questionada, embora ele se proponha a problematizá-lo a fim de que não se fique de fora “da busca por inventar outras práticas e participar de outras relações sociais, educacionais, políticas e culturais” (MEYER; PARAÍSO, 2012, p. 17).pt_BR
dc.description.abstractThe Professional Learning Programme - Young Apprentice - focus of this study, offers training and work for young people in order to provide them with technical and professional training in the area of trade in goods, services, tourism and access to formal jobs. This study aims to deepen the study of the said program called System S, a vocational educational institution located in Porto Alegre, to see how learners realize the course of living standards in professional training, the validity of fulfill them and penalties for non-compliance, since they do not take into account the characteristics of contemporary youth in urban peripheries. The research has a qualitative character, the size of the case study, and it operates in the field of Cultural Studies in a post-structuralist bias. They are used as references to authors Bauman (2001, 2013), Dayrell (2003, 2007), Feixa (1999), Garbin (2005, 2006, 2009), Margulis (1998), Urresti (1998), Xavier (2002), taking into account some dimensions of Foucault approaches. The study addresses the following questions: how students, and youth and workers, regard the importance the program to comply with the coexistence standards required in their training since they do not take into account the characteristics of young people in urban peripheries? And what are the expectations of these young people in relation to your professional future? The results help determine the tensions between cultural practices of young people studied and the requirements of the course. In the study the social relevance of the program is not questioned, although he intends to problematize it in order that they do not miss out "of seeking to invent other practices and participate in other social, educational, political and cultural". (MEYER; PARAÍSO, 2012, p. 17).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectApprenticeship programen
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectYouth culturesen
dc.subjectYoung apprenticeen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLaboren
dc.titleJovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979797pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples