Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorSimões, Eleonora das Nevespt_BR
dc.date.accessioned2015-12-12T02:40:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131058pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga como as crianças, na convivialidade com os adultos e outras crianças, significam os espaços da escola de educação infantil. Buscou-se também identificar os protagonismos das crianças pequenas na constituição e/ou transformação do espaço. A partir destas questões pretende-se refletir sobre a maneira como nos relacionamos com os espaços, móveis e materiais da escola, entendendo estes como uma pedagogia invisível. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem de uma etnografia escolar para aproximar-se da vida cotidiana da instituição. A produção de dados partiu das três grandes questões teóricas, a saber: o protagonismo compartilhado, a constituição do lugar, e a estética dos espaços e das relações. O quadro teórico é composto por um diálogo entre autores da pedagogia italiana, Tuan na compreensão do conceito de lugar e Duarte Jr sobre a estética das relações. Ao longo do trabalho revela-se que constituir espaços em uma instituição de vida coletiva é, antes de tudo, organizar encontros e interações, sem necessariamente prever como isso irá acontecer.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio investiga como los niños, en el convivio con los adultos y con otros niños, atribuyen significado a los espacios de la escuela de educación infantil. Además, se buscó identificar los protagonismos de los niños pequeños en la constitución y/o la transformación del espacio. A partir de estas cuestiones se pretende reflexionar sobre la manera como nos relacionamos con los espacios, muebles, materiales de la escuela y entender estos como una pedagogía invisible. Se utilizó como metodología de la investigación el abordaje de una etnografía escolar para acercarse de la vida cotidiana de la institución. La producción de datos surgió de las tres grandes cuestiones teóricas, a saber: el protagonismo compartido, la constitución del lugar, y la estética de los espacios y de las relaciones. El cuadro teórico es compuesto por un diálogo entre autores de la pedagogía italiana, Tuan en la comprensión del concepto de lugar y Duarte Jr sobre la estética de las relaciones. A lo largo del trabajo se revela que constituir espacios en una institución de vida colectiva es, ante todo, organizar encuentros e interacciones, sin necesariamente prever como ello ocurrirá.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaço pedagógicopt_BR
dc.subjectEspacioes
dc.subjectPesquisa con niñoses
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectInteraccioneses
dc.subjectJuegoses
dc.titleDe mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invençõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979803pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples