Repositório Digital

A- A A+

Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história

.

Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
Autor Hickmann, Roseli Inês
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
Resumo O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signi􀃫cativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressigni􀃫cadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.
Contido em Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 32, n. 3 (set./dez. 2014), p. 999-1017
Assunto História
Inclusão escolar
Metodologia do ensino
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/131138
Arquivos Descrição Formato
000975682.pdf (169.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.