Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHickmann, Roseli Inêspt_BR
dc.contributor.authorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.contributor.authorXavier, Maria Luisa Merino de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2015-12-15T02:38:20Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131138pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signi􀃫cativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressigni􀃫cadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 32, n. 3 (set./dez. 2014), p. 999-1017pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.titleIntervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de históriapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000975682pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples