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Design de superfície : prática e aprendizagem mediadas pela tecnologia digital

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Design de superfície : prática e aprendizagem mediadas pela tecnologia digital

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Título Design de superfície : prática e aprendizagem mediadas pela tecnologia digital
Outro título Surface design : practice and learning mediated by digital technology
Autor Ruthschilling, Evelise Anicet
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Cauduro, Flavio Vinicius
Data 2002
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Arte
Design de superfície
Ensino
Tecnologia digital
[en] Art/design
[en] Computer technology
[en] Learning
Resumo Apresentamos a tese de que a tecnologia digital atua como meio propício à aprendizagem e à prática profissional de Design de Superfície. A contribuição se dá em nível individual e coletivo. O desenvolvimento de novas estruturas cognitivas no sujeito ocorre através da interação do aprendiz com sistemas computacionais específicos, cujas funções das ferramentas estão condicionadas às operações lógicas da linguagem visual de Design de Superfície. A reflexão dialógica e cooperativa entre sujeitos na busca de construção de conhecimentos compartilhados é suportada por tecnologia de redes telemáticas, assim como também se dá a realização de trabalhos profissionais de design a distância. O meio computacional disponibiliza ao usuário recursos para a ampliação do vocabulário visual: captação, armazenamento e tratamento de imagens para diversos fins e oferece a possibilidade de simulação como potente auxílio de visualização de idéias. A proposta educacional é baseada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, porém os elementos foram reorganizados em relação à especificidade do Design de Superfície e do meio modificado pela tecnologia digital. A combinação realizada com idéias de autores contemporâneos como Pierre Lévy e William Doll Jr. resultou de escolhas feitas sempre no sentido de procurar em cada sujeito o que ele tem de próprio para contribuir com o grupo e o quanto ele pode sair acrescido desta interação Este trabalho introduz o uso de tecnologia digital como hábito diário e como possibilidade de ampliação das formas de expressão, aprendizagem e comunicação no Departamento de Artes Visuais da UFRGS, provocando mudanças no sistema de ensino e no modo de pensar e agir dos sujeitos (professores e alunos). De acordo com o design educacional proposto, foi construído um ambiente de encontro: "Arte & Design: Comunidade Virtual de Aprendizagem", que é um espaço de fazer e saber mediado por recursos informáticos que apóiam as interações entre sujeito e máquina, e entre sujeitos, integrando conhecimento acadêmico e conhecimento empírico do setor produtivo. Desta forma, estimula um maior desenvolvimento artístico, científico e tecnológico.
Abstract We present the thesis that digital technology acts as a favorable enviroment for Surface Design learning and professional practice. The contribution occurs in the individual and collective level. The development of new cognitive structures in the individual happens through the learner's interaction with specific computer systems, whose tool functions are conditioned to the logical operations of Surface Design visual language. Telecommunication network technology supports dialogic and cooperative reflection among individuals in search of building shared knowledge, as well as accomplishing professional design work at a distance. Resources to increase visual vocabulary are available to the user in the computer enviroment: caption, storage and treatment of images for several means. And it offers the possibility of simulation as a potent aid to visualize ideas. The educational proposal is based on Jean Piaget's Genetic Epistemology, however the elements were reorganized in relation to the specifications of Surface Design and the enviroment modified by digital technology. The combination of ideas from contemporary authors like Pierre Lévy and William Doll Jr. resulted in choices that we always made in the sense of seeking in each individual what he has of his own to contribute with the group and what he can gain from this interaction. This work introduces the use of digital technology as a daily habit and as a possibility of amplifiying ways of expression, learning and communication in the Visual Arts Department of UFRGS, provoking changes in the educational system and in the way individuals (teachers and students) think and act. In agreement with the proposed educational design an encounter enviroment was built: "Art & Design: Virtual Community of Learning", a space to do and to know mediated by resources that support the interactions between individual and machine, and between individuals, integrating academic knowledge and empiric knowledge from the productive sector. This way, it stimulates a larger artistic, scientific and technological development.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/131159
Arquivos Descrição Formato
000369546.pdf (9.399Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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