Repositório Digital

A- A A+

Avaliação do papel da sinalização por BDNF/TRKB na viabilidade e sobrevivência de células de meduloblastoma humano

.

Avaliação do papel da sinalização por BDNF/TRKB na viabilidade e sobrevivência de células de meduloblastoma humano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação do papel da sinalização por BDNF/TRKB na viabilidade e sobrevivência de células de meduloblastoma humano
Autor Thomaz, Amanda Cristina Godot
Orientador Roesler, Rafael
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Biotecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Fator neurotrófico derivado do encéfalo
Meduloblastoma
Receptor trkB
[en] BDNF
[en] Brain tumor
[en] Childhood cancer
[en] Medulloblastoma
[en] TrkB
Resumo Meduloblastoma é o tumor maligno intracranial mais comum em crianças. A desregulação da sinalização BDNF/TrkB tem sido associada a aumento da proliferação, invasão e resistência a quimioterapia, em diversos tipos de câncer, incluindo tumores de sistema nervoso. No entanto, seus efeitos biológicos e relevância clínica em meduloblastoma não estão compreendidos. Neste estudo foram analisados os efeitos do inibidor seletivo de TrkB, ANA-12, na viabilidade, sobrevivência e ciclo celular de linhagens de meduloblastoma humano. Este estudo demonstrou que o bloqueio seletivo de TrkB reduziu significativamente a viabilidade e sobrevivência de linhagens celulares representativas de diferentes subgrupos moleculares de meduloblastoma. Estes resultados fornecem uma base racional para investigar a inibição de TrkB como uma nova e potencial estratégia para o tratamento de meduloblastoma.
Abstract Medulloblastoma (MB) is the most common malignant pediatric brain tumor. Deregulation of BDNF/TrkB signaling has been associated with increased proliferative capabilities, invasiveness and chemo-resistance in several types of cancer. However, the relevance of this pathway in MB remains unknown. Here, we show that the selective TrkB inhibitor ANA-12 markedly reduced the viability and survival of human cell lines representative of different MB molecular subgroups. These findings provide a rationale to further investigate TrkB inhibition as a potential novel strategy for MB treatment.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/131184
Arquivos Descrição Formato
000980954.pdf (1.898Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.