Repositório Digital

A- A A+

O teatro como um estado de encontro

.

O teatro como um estado de encontro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O teatro como um estado de encontro
Autor Fagundes, Silvia Patricia
Resumo A partir da teoria da “estética relacional” proposta por Nicolas Bourriaud, o artigo desenvolve uma concepção do teatro como um estado de encontro, um fenômeno que só acontece em um espaço-tempo compartilhado entre atores e espectadores , condicionado por um mecanismo de autopoiesis: teatro como um processo que gera eventos e não obras acabadas, que só acontecem em relação. Esta dimensão pode ser identificada com muita intensidade nos processos criativos da cena, que implicam uma dinâmica coletiva de trabalho baseada na colaboração: uma máquina que provoca e administra encontros. Um processo de ensaios é um laboratório de sociabilidade que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e acoplamento coexistindo em um sistema autopoiético de relações. A idéia do teatro como estado de encontro significa uma busca por um tipo de fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética não está dissociada da estética.
Abstract From Nicolas Borriaud's theory of a “relational aesthetics”, the paper develops a concept of theatre as a state of encounter, a phenomenon that only occurs in the time-space shared between a ctor sand spectators, conditioned by a n autopoietic system; theatre is understood as a process that generates events (not finished works of art; happenings, not things) which can only happen in a relationship. This relational aspect can be strongly identified in creative scenic processes, which imply a collective work dynamic based on collaboration, a machine that provokes and organizes encounters. A rehearsal process is a social laboratory, demanding a coexistence of heterogenic and contradictory elements: autonomy and dependence living together in a system of autopoietic relationships. The concept of theatre as a state of encounter means a search for a kind of theatre-making that assumes, intensifies and expands its own relational dimension, looking for the creation of possible worlds, in an experience where ethics are not in binary opposition with aesthetics.
Contido em Cena. Porto Alegre. Vol. 7 (2009); p. 37-46
Assunto Criação cênica
Estetica : Teatro
Processo criativo
Teatro contemporâneo
[en] Autopoiesis
[en] Collaboration rehearsal process
[en] Contemporary scene
[en] Encounte
[en] Relational aesthetics
[en] Theatrical creative process
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/131224
Arquivos Descrição Formato
000912749.pdf (119.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.