Repositório Digital

A- A A+

Em busca do sujeito perdido : a psicanálise na assistência social, limites e possibilidades

.

Em busca do sujeito perdido : a psicanálise na assistência social, limites e possibilidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Em busca do sujeito perdido : a psicanálise na assistência social, limites e possibilidades
Autor Scarparo, Maria De Lourdes Duque-Estrada
Orientador Poli, Maria Cristina Candal
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Assistência social
Pesquisa em psicanalise
Políticas públicas
Saúde mental
Resumo O trabalho de pesquisa situa-se no contexto de reformulações do trabalho com a implantação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Propõe-se a refletir sobre os aspectos clínicos, sociais e institucionais envolvidos na especificidade do atendimento à família na Assistência Social. Em sua intrínseca interface com a saúde mental, interroga quais as possibilidades de contribuição da psicanálise enquanto norteadora da ética da escuta do sujeito do desejo, diante do sujeito do direito. Para isso, transitamos pela história, fundamentações, práticas, modos de gestão e formação relativos a esta área de atuação. A pesquisa em Psicanálise é nossa escolha teórica e metodológica em busca do sujeito no apagamento do discurso. Investigar a escuta da singularidade, para além do dos discursos totalizantes, nos quais as possibilidades ficam restritas pelo “lugar marcado” por uma identificação ao discurso social “dos excluídos”. Propomos pesquisar como o dispositivo clínico pode se instalar, diante de impasses na abordagem em condições adversas, incluindo as institucionais, bem como os próprios quadros de sofrimento psíquico em associação a situações de rua e miserabilidade.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13124
Arquivos Descrição Formato
000638351.pdf (302.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.