Repositório Digital

A- A A+

The organic food market : a quantitative and qualitative overview of international publications

.

The organic food market : a quantitative and qualitative overview of international publications

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título The organic food market : a quantitative and qualitative overview of international publications
Outro título O mercado de alimentos orgânicos : um panorama quantitativo e qualitativo das publicações internacionais
Autor Dias, Valéria da Veiga
Schultz, Glauco
Schuster, Marcelo da Silva
Talamini, Edson
Revillion, Jean Philippe Palma
Abstract The current study aimed to achieve a bibliometric research, map and analyze publications related to the organic food market. Thus, a search in the Web of Science database was carried out, covering the period from 1945 to 2013. The 196studies found were discussed and analyzed. The 20 most relevant articles comprised the h -index and were qualitatively analyzed. They indicated the main themes and relationships found. The bigger number of publications was launched between 2006 and 2012 and they were concentrated in the following fields: agricultural, food, environmental and business. They were written in English language and often published in Qualis A journals (60 %). The qualitative design is the prevailing methodology (interviews and focus groups). The topics mostly discussed issues involving environmental certification, assigned value, consumer motivations, producer-consumer relationship and the comparison between organic and conventional products.
Resumo Este estudo objetivou realizar um levantamento bibliométrico, mapear e analisar as publicações referentes ao mercado de alimentos orgânicos. Para isso realizou-se uma busca na base de dados Web Of Science no período de 1945 a 2013 e foram encontrados 196 estudos discutidos e analisados. Os 20 artigos mais relevantes constituíram o h-index e foram analisados de forma qualitativa indicando as principais temáticas e relações encontradas. O maior número de publicações concentra-se de 2006 a 2012 e as áreas que concentram essas publicações são: agrárias, alimentos, negócios e ambientais. Os textos são em inglês e em formato de artigos, publicados em grande parte em revista de Qualis A (60%). A metodologia que prevalece é qualitativa (entrevistas e grupos focais). As temáticas mais discutidas envolvem questões ambientais, certificação, valor atribuído, motivações de consumo, relação produtor-consumidor e comparação entre produtos orgânicos e convencionais.
Resumen Este estudio tuvo como objetivo examinar una exploración bibliométrica, la y el análisis de las publicaciones relacionadas con el mercado de alimentos orgánicos. Para ello se realizó una búsqueda en la base de datos Web of Science para el período 1945-2013 y encontró 196 estudios discutidos y analizados. Los 20 artículos más relevantes fueron el índice h, y se analizaron cualitativamente indicando los temas principales y las relaciones encontradas. El mayor número de publicaciones se centra 2006-2012 y las áreas que concentran estas publicaciones son la agricultura, la alimentación, el medio ambiente y los negocios, en Inglés y el formato de artículos, publicados principalmente en revistas Qualis A ( 60 % ). La metodología predominante es de tipo cualitativo. Los temas relacionados con las cuestiones de certificación ambiental, valor asignado, las motivaciones de los consumidores, la relación productor-consumidor y comparación de productos ecológicos y convencionales más discutidos.
Contido em Revista Ambiente & Sociedade. São Paulo. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2015), p. [155]-171
Assunto Agricultura orgânica
Bibliometria
Consumo
Produção de alimentos
[en] Certification
[en] Conventional foods
[en] Environmental
[en] Organic food
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/131315
Arquivos Descrição Formato
000977969.pdf (576.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000977969-02.pdf (427.4Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.