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Medição da vibração de corpo inteiro suportada por motoristas de ônibus no percurso de uma linha urbana em Porto Alegre

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Medição da vibração de corpo inteiro suportada por motoristas de ônibus no percurso de uma linha urbana em Porto Alegre

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Título Medição da vibração de corpo inteiro suportada por motoristas de ônibus no percurso de uma linha urbana em Porto Alegre
Outro título Whole body vibration measurement subjected by bus drivers in urban line sat Porto Alegre
Autor Maggioni, Israel Caberlon
Orientador Gomes, Herbert Martins
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Bus driver
[en] Human vibration
[en] ISO 2631
[en] NR-15
[en] Whole body vibration (WBV)
Resumo A atividade laboral de motoristas de ônibus fica sujeita a uma exposição constante de vibração de corpo inteiro (VCI) e de vibração mão braço (VMB), excitações que em determinado grau podem representar risco ou até mesmo prejuízo à saúde. Situação particularmente acentuada no caso de VCI, devido à situação precária das vias urbanas, principalmente nas regiões periféricas da cidade. Neste trabalho será efetuada a medição da vibração de corpo inteiro numa linha de ônibus urbana de Porto Alegre, com trajeto que passe em área central e também periférica da cidade. Pretende-se avaliar se a exposição do motorista está dentro dos limites de tolerância postos pela mais recente versão da NR-15, de outubro de 2014. As medições necessárias para tal análise serão procedidas conforme as orientações da ISO 2631-1, com o uso do analisador de vibrações Quest VI-400PRO e os dados por este equipamento processados serão confrontados com os limites atuais da NR-15. Espera-se obter um prognóstico a respeito do nível do risco associado à exposição à vibração de corpo inteiro (VCI) relativo a um motorista de ônibus de uma linha de trajeto mediano de ônibus em Porto Alegre, Brasil. Os resultados demonstraram que os limites estabelecidos pela NR-15 não são ultrapassados no caso analisado, porém, os valores de vibração apresentados foram muito altos em todos os tipos de pavimentação verificados, acima do nível de ação determinado pela norma NHO 09 de 2013.
Abstract The work day journey activity of bus drivers is subject to constant exposure to whole-body vibration (WBV) and hand-arm vibration (HAV), excitations which to some degree may represent risk or even hazard to health. This is particularly marked in the case of WBV due to the precarious situation of urban roads at Porto Alegre, especially in countryside areas of the city. In this paper the measurement of whole body vibration will be performed in an urban bus line of Porto Alegre, with path that passes in central and also peripheral area of the city. It is intended to evaluate if the driver's exposure is within the threshold limits posed by the latest version of the NR-15, from October 2014. The measurement procedures required for this analysis will follow the guidelines of ISO 2631-1, using the vibration analyzer Quest VI-400PRO and the data processed by this equipment will be faced with the current limits of the NR-15. It is expected to get a prognosis regarding the level of risk associated with exposure to whole-body vibration (WBV) on a bus driver of a bus regular route line in Porto Alegre, Brazil. The results showed vibration under the norm limits to the case. But, the values were too high to every kind of floor verified, above the action level, determined by the NHO 09.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/131323
Arquivos Descrição Formato
000980985.pdf (1.483Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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