Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVargas, Joao Bealpt_BR
dc.contributor.authorRuas, Luís Paulo Vidalettipt_BR
dc.date.accessioned2015-12-24T02:39:31Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131333pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é criado um outro critério de avaliação dos competidores no automobilismo. A partir deste critério de atribuições de pontos, bem mais lógico que atualmente empregado, os competidores bons e regulares são mais pontuados do que os ocasionalmente bons. Ao final de cada temporada, esse critério é outra vez utilizado para hierarquizar todos os competidores de maneira que represente todas as suas atuações. A consistência de cada competidor é avaliada através da variabilidade das posições alcançadas nos GPs de cada temporada. Além disso, é avaliada também de maneira geral, quando o critério for novamente utilizado nas temporadas que atuou. Com esse critério podemos comparar competidores de épocas distintas, pois em todos os GPs e temporadas disputadas, o critério de pontuação é idêntico. Para isso ele foi criado. Esse critério possui uma harmonia lógica e um refinamento matemático completo, pois pontua todos os competidores e os distingue. Enfatizando: competidor algum deixa de ser pontuado e jamais recebe, num GP, o mesmo no de pontos de outro competidor. Este trabalho tem duas motivações principais. Uma delas é que a classificação na tabela de pontos da temporada não apresente injustiças. A outra motivação é a de tomar muito mais atraente a categoria da Fórmula Um. A proposta deste critério é que exista mais interesse nas equipes menores, tanto do público como dos dirigentes. Esse maior acompanhamento às equipes menores se deve às pontuações que elas obtém. Tais pontuações possibilitam a visualização das oscilações de seus desempenhos, tomando o Mundial competitivo também para elas. O critério proposto é fácil de ser aplicado e pode ser usado, sem alteração alguma, em qualquer outra categoria de automobilismo, em competições de motos, em competições de caminhões e em muitos outros esportes. Este trabalho é divido em cinco partes. Na Introdução são apresentados a motivação, a metodologia e os objetivos. Seguem-se aplicações separadas do critério de pontuação proposto para motores, equipes e pilotos, complementadas com considerações finais.pt_BR
dc.description.abstractThis work created a new criterion for evaluating the competitors in Formula One. From this criterion for allocation ofpoints, and more logical for the currently employed, the competitors are good and regular marked more than the occasional good. At the end of each season, this criterion is again used to rank all the competitors in a way that represents ali its actions. The consistency of each competitor is evaluated by the variability of the positions achieved in ali GPs of each season. Moreover, it is also assessed in general, when the criterion is re-used in all seasons he served. This criterion can also be used to compare competitors from different decades, because the criterion of scoring is identical in ali seasons and GPs disputed. That's the reason it was created. This criterion is logical and has a complete mathematical refinement, because scores all the competitors and distinguishes them. Emphasizing: ali the competitors are scored and none o f them receives, in one GP, the same number o f points o f another competitor. This work has two main motivations. One is that the rating of the season does not present injustices. The other motivation is to make Formula One more attractive. The purpose of this criterion is to improve, for the public and the leaders, the interest in smaller teams. This improvement occurs dueto the scores they get. These scores enable the viewing of the oscillations of their performance, making the World Cup too competitive for them. The proposed criterion is easy to apply and can be used without any change in a1 other category of motor racing, in motorcycle competitions, in competitions of trucks and in many other sports. Este trabalho é divido em cinco partes. Na Introdução são apresentados a motivação, a metodologia e os objetivos. Seguem-se aplicações separadas do critério de pontuação proposto para motores, equipes e pilotos, complementadas com considerações finais. This work is divided into five parts. In the lntroduction are given the motivation, methodology and objectives. In the follow are separated applications of the criterion proposed for the engines, teams and drivers, supplemented with closing comments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstatística aplicadapt_BR
dc.titleUma nova medida para avaliar competidores no automobilismo e em outros esportespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000688053pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples