Repositório Digital

A- A A+

Utilização de dispositivo móvel na mensuração da Vibração de Corpo Inteiro (VCI)

.

Utilização de dispositivo móvel na mensuração da Vibração de Corpo Inteiro (VCI)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização de dispositivo móvel na mensuração da Vibração de Corpo Inteiro (VCI)
Autor Wermann, Heittor
Orientador Becker, Tiago
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Controle e Automação.
Assunto Engenharia de controle e automação
Resumo Existe uma atualização de norma no Brasil (o anexo 8 da NR-15, 2014) que deverá aumentar o interesse pelo monitoramento da exposição de trabalhadores à Vibração de Corpo Inteiro (VCI). Devido ao alto custo dos equipamentos utilizados neste tipo de monitoramento, surgiu a ideia de verificar a viabilidade da utilização do acelerômetro embarcado em um smartphone comum para fazer avaliações prévias desse tipo de exposição. Este trabalho propõe verificar se existe a possibilidade do uso dos sistemas embarcados em dispositivos móveis para a mensuração preliminar de acelerações sofridas pelo corpo humano para o caso específico da VCI. Para isso, foi criado um aplicativo, tendo como base a plataforma Android, que utiliza o acelerômetro do dispositivo móvel (Smartphone), que tem por objetivo realizar uma mensuração preliminar da VCI, a um custo inferior dos atuais equipamentos no mercado, tornando viável essa pesquisa preliminar com uma aproximação de resultado satisfatória. Lembrando que um dispositivo móvel não possui características para realizar uma medida apta, pois segundo normas da ISO 8041, os equipamentos de medição de vibração devem ser combinações entre transdutores, amplificadores e detector-indicador de sinal com características metrológicas controladas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/131349
Arquivos Descrição Formato
000980956.pdf (2.602Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.